Yukio Hatoyama, líder do Partido Democrático (PDJ), foi eleito dia 16 de setembro pelo Parlamento japonês primeiro-ministro. É a primeira vez, desde 1955, que o primeiro-ministro não pertence aos quadros do Partido Liberal Democrata (PLD) que estava no poder há mais de 50 anos.

O novo premiê japonês é o 93º que assume o poder no Japão e recebeu os votos a favor de 327 deputados, contra 119 do agorapartido de oposição,o PSD.. No senado, recebeu 124 votos a favor, frente a 84 de seu oponente. Ficou definido que para ele ter m,aioria nas duas casas legislativas, o PDJ governará em coalizão com dois partidos minoritários, o esquerdista Social Democrata (PSD) e o Novo Partido do Povo (NPP), cujos líderes  também farão parte da estrutura de governo no Executivo.

O Partido Democrático, liderado por Yukio Hatoyama, venceu as eleições legislativas no Japão e colocou fim a 50 anos de hegemonia do Partido Liberal Democrático. O agravamento da crise mundial, muito sentida pela economia japonesa, foi de fundamental importância para as pretensões da oposição,já que o país estava em recessão e havia um número bastante elevado de desempregados, principalmente de imigrantes brasileiros,os chamados Dekassegues, e de imigrantes de orígem niponica vindos do Perú, onde há uma outra grande colônia de descendentes.

Yukio Hatoyama, líder do Partido Democrático, vencedor das eleições legislativas no Japão.

Com uma plataforma mais à esquerda, baseada em políticas sociais, o PD conquistou mais de 300 cadeiras das 480 na Câmara Baixa. Hatoyama, que é neto do fundador da fábrica de pneus Bridgestone, deverá ser confirmado como o novo primeiro-ministro quando o Parlamento japonês se reunir, dentro de cerca de duas semanas.

"Demorou, mas finalmente chegamos à linha de largada. Isso de forma alguma significa (chegar ao) destino. Finalmente conseguimos mexer na política, criar um novo tipo de política que irá cumprir as expectativas do povo".

Yukio Hatoyama, novo primeiro-ministro do Japão.

O atual primeiro-ministro, Taro Aso, disse em entrevista coletiva apósa derrota de seu partidopolítico que se responsabiliza pela derrota do Partido Liberal Democrático nas eleições, assinalando que vai deixar a liderança do partido.

Quem é o novo primeiro-ministro do Japão?

Yukio Hatoyama (鳩山由紀夫, Hatoyama Yukio?) nasceu na cidade japonesa de Tóquio, em 11 de fevereiro de 1947)m e é um engenheiro e político japonês. Recentemente pelo seu prestígio político e reconecimento do povojaponês tornou-se líder do Partido Democrático do Japão (DPJ) e venceu as eleições japonesa foi eleito dia 16 de setembro pelo Parlamento japonês primeiro-ministro do Japão..

Carreira Política.

Graduado em engenharia pela prestigiosa Universidade de Tóquio (Todai), também estudou na Universidade de Stanford nos Estados Unidos antes de se tornar professor de economia na Universidade Senshu,localizada na região de  Tóquio.

Hatoyama começou sua carreira política ao ser eleito em 1986, deputado em um distrito do norte da Ilha de Hokkaido, onde sua família tem propriedades. Porém ele nega veemente mente ser "um político hereditário", como ocorre muitas vezes no Japão, onde cargos são ocupados por membros de uma mesma família, de geração em geração, mantendo verdadeiros feudos eleitorais.
Devido sua grande atuaçãoparlamentar e grande carisma,foi posteriormente, foi reeleito sucessivamente seis vezes para a Casa dos Representantes do Japão, a nossa Câmara dos Deputados no Brasil.

Um fator econômico que pesa ao seu favor é o fato de Hatoyama poder ainda contar com o valoroso auxílio financeiro da família, já que seu avô foi fundador da fabricante de pneus Bridgestone.

Embora eleseja um político liogado a elite de seu país, prometeu lutar pelas pessoas comuns, alegando que pretende "construir uma sociedade fraterna e prosseguir sua política baseada no amor".
 
Hatoyama afirma ainda que pretende quebrar o monopólio dos burocratas na administração e política do Japão, para reduzir o desperdício de dinheiro público e redistribuir rendimento para as zonas rurais e beneficiar os pobres.

Vida pessoal.

Apaixonado por música clássica e por futebol, o atual primeiro-ministro do Japão é casado com uma ex-atriz, Miyuki, e tem um filho, que é professor de engenharia em uma Universidade de Moscou.

O humor parece ser uma das suas grandes virtudes, como evidenciado por sua reação após ser apelidado de "ET", pelo formato peculiar do rosto. Longe de se ofender, ele encarregou o PDJ, em 2001, de vender adesivos com a sua caricatura como alienígena.