"Não que queiramos sermos pessimistas, mas sempre que almejamos a conquista de novidades ou determinar novos planos é inevitável nos programarmos sempre para o melhor sem algumas vezes pensarmos que o inesperado pode vir junto com o propósito. Embora conheçamos e nos motivemos por inúmeros casos de homens e mulheres de sucesso e em suas histórias motivacionais, sempre permitimos uma dose de medo entrar em nossas vidas. Vamos relembrar o episódio dos discípulos no barco. Após a narrativa da multiplicação dos pães e peixes ao findar de mais um dia de milagres, desceram ao mar em direção a Cafarnaum.

Bom, podemos inferir que o barco não era lá grande coisa, talvez não tivesse velas fortes e a estrutura poderia estar comprometida. Além do mais as condições meteorológicas não lhes foram informadas.  A bíblia relata que já era escuro e que Jesus não estava presente no barco e um vento forte soprava no mar. Imaginemos a reação dos discípulos!

O mar com toda certeza não era um ambiente desconhecido, mas a ausência do mestre no barco certamente provocou um tremendo desconforto. Após alguns quilômetros percorridos em meio a noite escura, avistaram um homem vindo em direção ao barco. Que pânico, não é verdade? O medo passou da escala 10 para 1000 em segundos. A voz do Cristo então ecoou por todo mar- Sou EU não temais”.  Que alívio!

A grande verdade é que em todo propósito determinado por Deus haverá surpresas pelo caminho. Cafarnaum estava do outro lado do mar, a multidão esperava por uma palavra de Jesus para consola-los, porque afinal de contas, isto fazia parte da sua missão. Assim, Jesus guiou os discípulos até o destino almejado enquanto o barco batia de um lado para o outro e as águas eram turvas e raivosas. Sem conhecer a real noção do perigo, os homens no barco moviam-se sob o sobrenatural guiados pela FÉ que os lançavam para seus destinos".