Quantas vezes você já fez esse pedido a alguém? É normal quando alguém vem nos visitar em casa introduzirmos a recepção com esse pedido clássico. Tenho certeza que o mais correto seria pedir que o visitante não se importasse com a bagunça, pois, quando o fazemos, temos no inconsciente o desejo de que ele não conte a ninguém a bagunça que viu.

Seu corpo é como uma casa que deve estar sempre arrumada para que quem escolha te visitar não seja o invasor (doenças). Então eu te pergunto: Como arrumar a casa? É certo que o princípio dessa arrumação que é o cuidado com a saúde deve se iniciar pela alimentação, cada parte de nosso corpo deve ser estimulado a funcionarem corretamente, pelos nutrientes (adquiridos) por intermédio de uma alimentação bem escolhida.

É certo que uma grande variedade de alimentos como frutas, cereais, verduras, preferencialmente as de folhas escuras, são excelentes para nos fornecer força física e intelectual capaz de nos manter com toda disposição e vigor. É comum em nossa cultura brasileira, abusar um pouco dos temperos e comer um alimento bem condimentado e muito longe de ser natural. Recomenda-se que o alimento seja consumido o mais próximo possível do natural, mas nem sempre temos essa facilidade, pois, por ter comido durante muito tempo o alimento condimentado está o organismo desacostumado em sentir prazer no cru e pouco temperado.

Sempre tive muita dificuldade de me alimentar com alimento natural, pois, fui criado com alimentos sempre bem temperados e carregados de condimentos, a partir do momento que me dispus a mudar minha alimentação, tive de me conscientizar da necessidade de mudança de rotina e costumes. Hoje mesmo, não sendo naturalista ao extremo, tenho conseguido cada vez mais me distanciar de tudo aquilo que pode fazer mal e prejudicar a saúde.

A ingestão de água deve ser feita com total frequência a ponto de sua urina ser clara e sem cheiro, quase como a água que você tem tomado. Confesso que a ingestão de água ainda é minha maior vilã, pois, mesmo já tendo estudado e saber da importância do consumo continuo de água eu não bebo como deveria beber.

Quantas vezes você esteve recentemente em um lugar que te possibilitasse andar descalço na grama, sentir o vento que balança as árvores, ouvir o canto dos pássaros e respirar um ar sem tanta poluição? Muitas vezes não separamos tempo para ter este contato com a natureza que por mais irrelevante que seja pode nos fazer um bem sem medida. É fundamental buscar lugares onde haja ventilação em que o ar puro possa ser respirado. Sem falar que esses lugares são super apropriados para colocar o corpo em movimento podendo assim praticar atividades físicas e melhorar o desempenho do nosso organismo.

Tudo isso é possível e prazeroso quando ordenamos nosso tempo com uma rotina planejada incluindo o tempo que descansamos. Quando era mais jovem, respondia a alguém que me questionava se eu não dormia: “Eu tenho 24 horas de vida todos os dias e quero aproveitá-las o máximo possível”. Hoje já não penso assim, o amadurecimento me fez entender que o corpo realmente necessita de pelo menos oito horas de descanso para se recuperar do desgaste causado pelas atividades do dia a dia.

Para alcançar tudo o que está mencionado acima é extremamente importante que tenhamos uma relação integra com Deus para alcançarmos assim o autocontrole de hábitos culturais que temos e que tanto prejudica nossa saúde física, mental e espiritual.

Espero que esse artigo possa ser útil para você e que ajude a entender que temos mais força do que imaginamos, quando decidimos mudar para melhor.

Abraços, Deus os abençoe!

“Tamo Junto”