Não perca sua essência de mulher de Deus

Texto bíblico: 1 Samuel 1: 3-7; 9-11; 16-17

Introdução:

Todos os anos, era costume Elcana e toda a sua família saírem de Ramá para Siló (local em que o tabernáculo estava localizado – das montanhas de Efraim até Siló era uma distância de aproximadamente 25 a 30 km de distância para adorarem a Deus). Elcana tinha duas esposas Penina e Ana, a primeira deu muitos filhos ao seu esposo, porém Ana era estéril. Todas as vezes que eles iam para Siló oferecer seus sacrifícios a Deus, ele repartia para Penina e seus filhos, mas para Ana ele dava porção dobrada. E, durante essas viagens a caminho de Siló, Ana recebia tanto desaforo, humilhações, zombarias de Penina que todos esses sofrimentos deixavam Ana tão triste que resultavam em dias maus, dias de tristezas e choro.

Desenvolvimento:

Nessa história aprendemos algumas características de Ana que fizeram dela uma mulher exemplar, uma mulher que confiava no Deus (o Senhor) que ela servia.

  1. Ana sofreu adversidades, mas permaneceu fiel em seus valores:

O que tem lhe deixado tão desesperada, amargurada, tem tirado seu sono ou apetite?

Fico imaginando a família de Penina, ela, seus filhos, no período de viajarem para Siló. Penina zombando de Ana, quem sabe mostrando para Ana os seus filhos enquanto que ela não tinha nenhum; provocações feitas por Penina, e Ana suportando tudo, não li em nenhum momento Ana falando para seu esposo as provocações de Penina, mas ao invés de ser uma mulher barraqueira, não caiu nas provocações de Penina, ela nos ensina a não perdermos a nossa verdadeira essência em Cristo Jesus. Somos realmente o bom perfume de Cristo que exala a boa fragrância da vida? 2Co2:16.

Qual é a sua verdadeira essência, o que você e eu estamos transmitindo por onde andamos?

  1. Penina sempre procurava perturbar Ana (v. 7): O inimigo sempre irá te provocar, te rebaixar te colocar para baixo, sempre irá fazer você se lembrar de seu passado, como você era, mas o Senhor lhe diz primeiramente, em João 1:12 (você é filha de Deus) e que de teus pecados ele não se lembra mais (Isaías 43:25), e que você é nova criatura em Cristo Jesus (2 Co 5:17).

Como você e eu estamos nos comportando diante das provocações do nosso inimigo?

Estamos caindo na armadilha dele (falando no mesmo nível, como está o nosso linguajar?) ou estamos fazendo o mesmo que Ana (apresentando nossas queixas ao Senhor).

  1. Na adversidade, para onde estamos indo? Para quem estamos falando os nossos problemas e preocupações? (v.9, v. 10).

Primeiramente: ela estava em Siló – O que era que tinha em Siló? A casa de Deus.

Depois, ela estava muita aflita, chorando muito – ela estava na casa de Deus e orou a Deus. Ana preferiu derramar suas lágrimas no altar de Deus. Em meio a sua dor, sofrimento, tristeza e choro ou seja, em meio a sua infelicidade ela procurou estar na casa do Pai, na casa do Senhor, ela preferiu estar aos pés no Senhor, ela preferiu derramar suas lágrimas no altar do Senhor.  

O altar da igreja que eu e você frequentamos, ele é santo e Deus está ouvindo o nosso clamor.

O Deus dos Exércitos ouviu a oração de Ana e atendeu o seu clamor. Se na sua Palavra Deus diz em Salmo 10:17 ele fortalecerá o teu coração e atenderá ao meu e ao seu clamor, creia nisso!

O teu choro pode durar uma noite, uns dias ou alguns anos, mas Deus irá te responder, Deus irá te ouvir! 

Sua angústia, sua tristeza e seu problema não podem ser mais forte que o teu Deus, não podem te impedir de adorar a Deus, de buscar a Deus. Em meio a crise, Ana buscou a Deus no templo, ela chorou e desabafou para Deus. Ela contou seu maior desejo para Deus.

Devemos derramar nossas lágrimas no altar do Senhor!

Ana, enquanto ela estava focada no problema, em seu sofrimento e na sua esterilidade, ela ficou impedida de ver o agir de Deus em sua vida. 

No verso 7, diz que ela ficava o tempo todo solitária, chorava muito e não tinha apetite, ou seja, suponhamos que ela estava com baixa autoestima, alguns podem dizer que ela estava sofrendo com depressão ou ansiedade, e você, o que tem feito você estar focado em seu problema?

O nosso bondoso Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhe dará tudo o que eu e vocês precisamos. Aleluia!!!. Filipenses 4:19 .

Suporte o processo, não crescemos quando as coisas são fáceis demais, crescemos quando aceitamos e enfrentamos os desafios.

Repita comigo: “Deus nunca me abandonou, o meu nome está escrito em suas mãos”. – Isaías 49:15-16.

  1. Diante dos desafios e adversidades da vida, ela não murmurou, mas ela confiou em Deus. 

O justo enfrenta muitas adversidades, mas de todas elas o Senhor o liberta. Salmo 34:19. 1 Co 10:10 – muitos estão perdendo sua benção porque murmuram, passam o tempo todo resmungando e como consequência, perdem a benção. Amados, devemos entender que a resposta para todo e qualquer tipo de problema é esta: João 16:33 – Neste mundo sofrereis tribulações, mas tende fé e coragem! Eu venci o mundo.

Tenha fé e coragem, o Senhor está nesta peleja e lhe dará a vitória!

  1. Enquanto Ana mantinha seu olhar em seu problema, ela continuava estéril. No verso 16 – Ana disse “Estava orando daquele modo e até agora pois estou muito triste e desesperada”. Ana estava declarando no presente, enquanto você estiver declarando no presente palavras que vão de contra a tua fé, palavras de derrota, palavras de fracasso a sua vida permanecerá da mesma forma como antes, não mudará em nada! Mas no momento que você declarar palavras de bênçãos em sua vida você verá o melhor de Deus na tua vida e na tua casa, na tua família, no teu casamento. Diga palavras proféticas e abençoadoras como: “Eu vou vencer”, “Deus já me deu vitórias” - manifeste através de seus lábios que Deus vai lhe abençoar, manifeste a graça divina através de seus lábios. Deus me chamou para viver coisas maiores.
  2. Comece a profetizar bênçãos, receba a palavra profética: A benção de Deus está sendo gerada em tua vida espiritual e daqui a mais um tempo Deus te abençoará em nome de Jesus, eu e você somos geradores de bênçãos.