Não erreis: Deus não se deixa escarnecer!

Algumas pessoas numa atitude de sombaria tenta escarnecer do Eterno Deus e de sua Palavra, a Bíblia. O texto de Gálatas 6:7 é uma dura advertência de Deus para os escarnecedores: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará". Sim, o Senhor não deixará sem punição aqueles que se levantarem contra Ele com sombaria. Cuidado! Cuidado! O Eterno não tarda em agir contra os escarnecedores!
A Bíblia nos mostra que um julgamento com sentença já determinada aguarda todos esses escarnecedores (Prv 19.29), pois a marca registrada de suas vidas é "deleitarem-se" no escárnio (Prv 1.22). Eles serão reduzidos a nada e consumidos (Is 29.20), diz o Senhor.
Em Provérbios 3.34 temos a sugestão de que o tipo específico de impiedade do escarnecedor é o orgulho. Aqui o escarnecedor é posto em contrate com o humilde. Nesse versículo a LXX traduz "escarnecedor" por "orgulhoso", no que é seguida no N.T por Tiago 4.6 e l Pedro 5.5. Cf. Provérbios 21.24.
A ira de Deus é contra os escarnecedores, porque eles são orgulhosos e se voltam contra o Senhor e a sua Palavra com escárnio. A história está cheia de exemplos de homens que se levantaram contra o Criador com zombaria e foram confrontados, quebrados e humilhados pelo Eterno Deus.
Vamos dar uma olhada na historíola de alguns homens escarnecedores que foram acareados diretamente por Deus:

NABUCODONOSOR

Um dos maiores reis da Babilônia, que reinou desde 604 até 561 A.C., venceu inúmeras batalhas, conquistou Judá e deportou o povo de Deus para a Babilônia, permitiu que sua arrogância chegasse até o céu (Dn 4. 22).
Não obstante a visão que teve, devidamente interpretada por Daniel, e aconselhado a renunciar aos seus pecados de orgulho e zombaria de Deus , posto que deveria saber que somente "o céu reina" (vs. 26), pôs-se a vangloriar: "não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?" (vs. 30).
Naquela mesma noite, cumprindo-se o vaticínio de Deus, "foi tirado dentre os homens e comia erva como os bois e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pêlo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves" (vs. 33).
Somente recobrou a condição humana e o entendimento, quando reconheceu a majestade divina e a sua própria insignificância (vs. 34-36). Então, louvou a Deus, dizendo: "todas as suas obras são verdade, e os teus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba" (vs. 37).

HERODES

O Agripa I, filho de Aristóbulo e Berenice e neto de Herodes o Grande, foi um dos mais acirrados perseguidores da igreja apostólica. Matou Tiago à espada e encarcerou a Pedro (At 12. 1-2);
Em Salmos 115.1, somos conclamados a não glorificar a nós mesmos, mas ao Senhor.
Estando Herodes, certo dia, assentado no Tribunal, o povo clamou: "Voz de Deus, e não de homem". Esse rei que, como todo governante romano, considerava-se a si mesmo um deus e, portanto, digno de reverência e adoração, negou-se a dar glórias ao Deus vivo, pois zombava da soberania do Criador.
Nesse mesmo instante, ferido pelo anjo do Senhor, morreu comido de bichos (At 12. 21-23).

YURI GAGARIN

O russo Yuri Alexeievitch Gagárin, com apenas 27 anos idade, foi o primeiro homem a conquistar o espaço sideral, tornando-se o primeiro astronauta (ou cosmonauta, como dizem os russos) a percorrer a órbita terrestre, completando uma volta em apenas 1 hora e 48 minutos, a bordo da nave Vostok l, no dia 12 de abril de 1961. A manchete nos jornais de todo mundo era uma só: "Homem no Espaço".
As autoridades russas tributaram ao seu cosmonauta as maiores honras, entre as quais a de promovê-lo direto do posto de tenente para o de major, saltando o de capitão. Em seu discurso triunfal, Gagárin prometeu: "Irei à Lua, a Marte e a Vênus."
Entretanto, jamais viria a cumprir sua promessa. No dia 27 de março de 1968, aos 34 anos de idade apenas, quando pilotava um avião Mig 15, trinta quilômetros a leste da capital Moscou, o aparelho explodiu inexplicavelmente, matando o jovem cosmonauta e seu companheiro e cosmonauta suplente, coronel Vladimir Seryogine. Do herói russo restou apenas cinzas, que foram depositadas no muro de tijolos vermelhos próximo do túmulo de Lenine.
O que poderia ter precipitado o fim de uma carreira tão brilhante? Os russos jamais encontraram uma explicação técnica satisfatória.
Todavia, não fossem eles ateus, para quem a religião sempre foi "o ópio do povo", volvendo os olhos ao passado encontrariam a explicação para a tragédia.
Quando ainda a bordo da Vostok l, Gagárin completava a órbita ao redor da Terra, fez uma revelação inédita aos cientistas: "A terra é azul". Houvesse encerrado aí suas observações pessoais e cumprido humildemente sua missão científica, talvez o futuro lhe teria sido menos trágico. Entretanto, num assomo de extrema soberba e escárnio, extravasando todo o seu ateísmo crônico - já por si só uma tremenda afronta contra Deus -, sentenciou: "Não vi nenhum indício de Deus!".

THE BEATLES

Na década de 60, esse conjunto musical, formado por quatro jovens cabeludos - John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison, começando por Liverpool, na Inglaterra, varreu o mundo com suas canções psicodélicas, transformando uma geração inteira, com seus trejeitos e modismos.
Em suas apresentações, a histeria era geral, chegando, em muitos casos, à loucura e desmaio, com as mocinhas se descabelando na presença de seus ídolos. ,
Em 1966, no auge do sucesso, Paul MacCartney afirmou que "nenhum de nós crê em Deus" e que eles eram "anticristos". Por sua vez, John Lennon desafiou: "O cristianismo passará. Atualmente somos mais populares do que Jesus".
Todavia, menos de dois anos depois, o grupo se desfez e nunca mais conseguiram voltar a cantar juntos. E, poucos anos depois, John Lennon foi assassinado por um fã, defronte ao Edifício Dakota, onde morava, em Nova York.

TANCREDO NEVES

Candidato à Presidência da República e informado pelo deputado Thales Ramalho que setenta dissidentes do PDS votariam nele, Tancredo bravateou num tom de zombaria: "Se eu tivesse setenta votos do PDS não precisava da ajuda nem de Deus".
Com efeito, no dia 15/01/85, ele foi vitorioso no Colégio Eleitoral, derrotando o candidato do PDS, Paulo Maluf, por 480 votos contra 180!
Entretanto, a posse marcada para 15/03/85, não se realizou. Na noite anterior, Tancredo foi internado às pressas para uma cirurgia de emergência no Hospital de Base de Brasília. Durante 38 dias de internação, foi submetido a sete operações com a finalidade de controlar e reverter um processo infeccioso que se espalhava por todo o seu organismo. Porém, no dia 21/04/85, o presidente faleceu. Os médicos atestaram "falência de múltiplos órgãos, decorrente de um processo de septicemia - infecção generalizada no organismo".
Pela análise desses episódios, observa-se que na esfera da soberba e da zombaria, o homem é vítima de si mesmo, colhendo aquilo que ele próprio plantou. Com suas palavras e ações, chama sobre a própria cabeça a maldição da rebeldia implantada por satanás.
"Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios fiquem presos na sua soberba, e pelas maldições e pelas mentiras que proferem" (SI 59. 12).

Conclusão

Quero finalizar este artigo contando o tristemunho de cinco jovens que resolveram escarnecer do Eterno Deus:
Em Londrina (PR), uma cidade de mais de meio milhão de almas, aconteceu algo inexplicável, em setembro de 2004.
Uma jovem de 19 anos havia começado a beber e usar drogas. Certa noite ia saindo para uma de suas costumeiras farras noturnas, em companhia de 04 jovens (um deles com apenas 13 anos de idade), os quais estavam bebendo, com o som do carro em altíssimo volume. A garota entrou no veículo e quando a mãe (bastante preocupada) dela se despediu e falou: "Vão com Deus!", a garota respondeu em tom de escárnio: "Só se ele for no porta-malas, porque o carro está lotado", palavras que foram acompanhadas de sonoras gargalhadas pelos ocupantes do veículo.
Logo em seguida, dirigindo em alta velocidade, o motorista do carro perdeu a direção, foi de encontro a um poste e os cinco ocupantes vieram a falecer instantaneamente. Dentro do carro havia muitas drogas e bebidas.
Quando a perícia técnica e os bombeiros chegaram ao local do acidente, ficaram surpresos. O carro estava totalmente destruído, mas o porta-malas do mesmo estava intacto. E mais: dentro do porta-malas havia três dúzias de ovos e nenhum destes estava quebrado!

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer!

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]