NÃO DEVEMOS NOS APEGAR ÀS COISAS TERRESTRES!

 

Professor Mestre Ciro José Toaldo

 

            O cristão no século vinte e um precisa se apegar desafio de não se deixar levar pela tentação terrestre de se apegar aos bens materiais, francamente isto não é fácil. Contudo, os grandes seguidores de Jesus, como São Paulo e tantos outros apóstolos, profetas continuam nos exortando que é preciso aspirar Cristo, como caminho, verdade e vida, ou seja, quem é cristão, obviamente precisa mudar de vida, não deixando que às coisas terrestres determinem o fim de nossa existência. O seguidor de Cristo precisa ter muita consciência que nessa terra estamos de passagem.

A vida nos mostrar que tudo é ilusão: quem já passou pela amarga experiência de perder um ente muito querido e precisa deixá-lo no cemitério, bem sabe quanta dor sente-se no coração; entretanto, quem aspira às coisas celestes compreende que a vida não termina com as coisas terrestres.  Assim, podemos dizer que muitos vivem com tristeza, pois estão apegados com aquilo que é da terra. Quantas famílias desunidas pelo fato de colocar nas riquezas e bens materiais sua força maior; quantas criaturas financeiramente bem sucedidas, mas infelizes, pois se esqueceram das coisas celestes. É bom não esquecer: “de que vale o homem ganhar tudo e vir a perder a sua vida?”

Obviamente que o cristão não pode ser hipócrita e aceitar tudo, pois quem aspira às coisas do alto precisa ter os pés e a cabeça na terra e deve saber distinguir o que é certo e errado, para se certificar dessa verdade basta observar a vida de Jesus Cristo que foi crucificado pelos homens por aspirar às coisas celestes.

Na História do Cristianismo milhões de criaturas se dispuseram e continuam acreditando que a vida tem sentido quando se aspira às coisas celestes e se testemunha a fé com os exemplos de vida. Quem acredita no Cristo ressuscitado, aspira às coisas celestes e não se desespera frente às dificuldades da vida. Outra verdade deve ser dita: quem passa a compreender que a vida ganha sentido quando se aspira às coisas celestes e passa a vivenciar essa aspiração terá muitas provações e até perturbações, pois a tentação é grande e os desafios são enormes, mas existe a certeza que é gratificante, ainda na terra poder aspirar às coisas celestes.

            Sou grato ao Senhor por tudo, inclusive pelas constantes provações, pois sei que por elas e com elas iremos cada vez mais aspirar às coisas celestes.