NÃO DESÇA AO EGITO

Gênesis 26.1 à 3...

Êxodo 31.....12Disse mais o SENHOR a Moisés: Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.Portanto, guardareis o sábado, porque é santo para vós outros; aquele que o profanar morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo.Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá.Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações.Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento.E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

(Aqui fala dos filhos de Jacó ...(ISRAEL),,, não somos filhos de Israel, somos nascidos em Cristo, tendo em ABRAÃO a promessa da FÉ...., considerados assim, GENTIOS, estrangeiros), se realmente nascemos em Cristo, estamos em Cristo crucificados e não mais na CIRCUNSCISÃO abrãmica, isto é, na Antiga Aliança, a circuncisão não é mais externa e sim interna (coração/fé- disposição)

Hebreus 9... fala-nos de um NOVO CAMINHO para se achegar a Deus, não precisando da mãos de sacerdotes em sacrificar bodes ouanimais, que pelo sangue possa cobrir pecados (dadesobediência inclusive), mas pelo VERDADEIRO CAMINHO –Cristo, através de sua morte, podemos sem INTERMEDIÁRIOS, reconciliarmo-nos com Deus.

Como toda lei era para que os filhos de Jacó pudessem reconhecer ao Senhor Deus, como Deus, e que somente a Ele fosse dado culto, dado que nisso DESOBEDECERAM, precisou Deus dar-lhes instruções de como haveriam de proceder. Inclusive, quando houve fome na terra, não era para eles irem ao Egito. Era para crerem na dependência de Deus. Somente d'Ele deveriam ter por RECURSO.

Algum tempo depois 70 pessoas desceram ao Egitoe lá procuraram RECURSOS. Estesrecursos vieram fazer com que por lá permanecessem e se constituíssem em MULTIDÕES de ALMAS, aprisionando-as a um COSTUME e trazendo tradições erradas para o MEIO dos FILHOS DE JACÓ, por descendência de Abraão. Não estavam mais na DEPENDÊNCIADO ETERNO.

Quando Deus fala: -NÃO DESÇA AO EGITO....

Perderam todos, o que Deus havia passado aos seus antepassados como ORDENANÇAS, precisou Deus imputar-lhes novas ordens e estabelecer-lhes REGRAS, que foram através dos MANDAMENTOS e dar-lhes um regime de organização como povo seu, escolhidos para propósitos, até os nossos dias como um POVO QUE ANDA, que percorre caminhos e tem buscado entender a Deus para que possa obedecê-Lo. A desobediência ainda permeia no meio, mesmo da grande congregação.

João 5.17 Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

Jesus tem trabalhado nos corações de todos para que creiam que Ele é o caminho que conduz a Deus, mas os homens tem desprezado seu labor. Deus tem derramado da sua misericórdia à humanidade, Jesus tem chamado a pecadores que se arrependam, que tomem seus leitos de enfermidades, pecados que carregamos, que façamos esforço em seguir avante, que saiamos do Egito espiritual à que descemos, que venhamos a sair das tradições que nos foram impostas como verdades, que reconheçamos que Ele é o Caminho a Verdade e a Vida e que NINGUÉM chegará ao Pai se não for por Ele, o Verdadeiro Caminho que conduz o homem para fora dos seus erros. Que reconheçamos que Ele trabalha constantemente conosco, buscando através do seu Espírito Santo no moldar a sermos melhores. Infelizmente há um Egito que nos retém e nos fazdistanciar de Deus, o nosso pecado que tão de perto nos rodeia. Sejamos pois, fortalecidos na sua Graça, cresçamos no seu amor.

Quem tem sido o senhor dos nossos dias? Nossos dias?

Jesus que trabalha constantemente por nós, nos diz que Ele é Senhor também do sábado, convêm que O reconheçamos como Senhor. Também nos diz que o sábado foi feito para o homem e não o homem para o dia. Queremos guardar um dia como para que nos percebam exteriormente, sem que O tenhamos espiritualmente?

Ele levou sobre si todas as nossas necessidades, pelas suas pisaduras fomos sarados, Ele se tornou o AIO que ficara difícil acatarmos com o meio de nos salvar. O véu que alguns ainda teimam em carregar sobre suas cabeças, é parcial, encobre o evangelho de Cristo, anunciado por Paulo, orientado pelos apóstolos e dirigido por Deus. Aquele que nos dá condições de caminhar, que nos sustenta com pão, diz-nos assim: João 6.47Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram.

A vida eterna é através Daquele que carregou sobre si todas as nossas transgressões, para que por Ele e somente por Ele pudéssemos ser reconciliados.

Orienta queadquiramos um coração humilde e busquemos adora-Lo em espírito, mas com toda verdade que nossa fé possa reconhece-lo como Deus e Senhor.

Querer guardar um dia na semana não faz de nós, um povo remido e de boas obras. A ociosidade não nos causa graça o que nos causa, é estarmos com o Senhor da Graça a qual Ele nos diz que Ela nos basta.

Mas para nosso alento nos diz: João 1.6Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.

Assim falam as escrituras e são elas que testificam Daquele ao qual servimos e adoramos, atodo dia, não só num dia. Tendo-O como Libertador e Senhor.

Romanos 10.4...Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela. Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo;ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos. Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Romanos 14.5...Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente.Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz....

Valdir Carvalho – Cascavel-Pr, 23.02.2009