Muitos contribuintes do Imposto de Renda se surpreendem com o valor do ressarcimento do tributo. De acordo com um advogado tributarista isso acontece porque, como de costume dos brasileiros, a declaração fica para sempre para última hora, o que acaba acarretando em uma declaração menos detalhada e consequentemente um valor menor a ser recebido de volta. Sem contar que a falta de atenção no preenchimento pode levar o contribuinte a se retratar se cair na malha fina da Receita.

Atenção as informações declaradas a Receita Federal

Para garantir que o ressarcimento seja o maior possível as medidas vão das mais simples, como guardar comprovantes de gastos com saúde, educação até as mais complicadas como previdências privadas e doações. O primeiro passo a ser analisado é se houve valor retido no pagamento dos serviços, porque se não houver, não há nada a ser restituído.

Apesar de mais simples, todos os dados declarados devem ter seus comprovantes devidamente guardados em caso de suspeitas do Fisco. É importante não passar informações que não estejam de acordo com a verdade pois a Receita possui tecnologia para cruzar informações e identificar fraudes.

Previdência Privada e Doações podem ser restituídas

Abatimentos do plano de providência privada só podem ser feitos no modelo PGBL, com um limite de 12% do valor tributável total, antes da dedução. Quem também contribui para os sistemas previdenciários públicos pode pedir ressarcimento de investimentos na previdência privada.

Em caso de doações, só terá restituição que optar pela declaração completa do Imposto de Renda. O limite nesse caso é de 6% do imposto devido.