NÃO APOSENTE SUA VIDA

Muitos estudos comprovam que há uma grande possibilidade de pessoas com formação voltada unicamente para o trabalho assalariado – realidade da maioria dos brasileiros – serem mais suscetíveis a entrar em depressão quando se aposentam, principalmente os que trabalharam no chão de fábrica, desenvolvendo um trabalho repetitivo, controlado e pouco criativo.

Além disso, segundo o pesquisador Jaime Lisandro Pacheco da Unicamp, as instituições que cuidam da educação do homem, como a família e a escola, costumam repassar ao indivíduo o conceito, quase imposto, de que o trabalho assalariado “é a forma mais plausível de se realizar enquanto ser humano”. 

Com o avanço da idade o ser humano pode desenvolver o sentimento de que se inicia a última etapa de sua vida, desencadeando uma condição depressiva com a percepção do envelhecimento, valorizada negativamente se estiverem presentes a sensação de insuficiência, inutilidade, ansiedade e irritabilidade.

Envelhecer é um processo natural. Como atesta o físico Jean Jacques de Groote, “Na verdade, o simples fato de ser idoso não é motivo para que a pessoa sofra de depressão. È equivocado considerar que com o avanço da idade a ocorrência da depressão seja natural”.

Para evitar esse mal que atinge 15% dos idosos, vale lembrar a máxima da Medicina Preventiva, de que vida saudável é o melhor remédio.

Portanto, é imprescindível seguir algumas dicas para viver com mais saúde, harmonia e paz de espírito. Começar um programa de exercício é uma grande decisão. Coloque sua saúde e bem estar como prioridade. O exercício não faz apenas bem ao seu corpo. Ele pode te ajudar a ter uma vida melhor. Pessoas que começam um programa de exercício e continuam afirmam sentir-se bem melhor, mais otimistas com a vida, mais cheias de energia e disposição e mais relaxadas. Tudo isso associado á elevação da autoestima.

Use pouco o elevador, o controle remoto, o interfone. Mexa-se!

Além dos exercícios, continue sendo ativo no cotidiano. Não viva dentro de casa, nos bares ou apenas jogando truco com os amigos. Participe de cursos e programas voltados para pessoas da sua idade.

Saia para dançar, viajar, visitar amigos. E nunca, jamais, aposente sua vida em frente a televisão. Faça como os idosos que fazem parte de associações de aposentados e clubes da terceira idade: participe de eventos culturais e festivos, informe-se, leia, escreva, cante. “Tenha uma vida intensa e dinâmica”.

 

Nádia Januário

Bacharel Administração com Habilitação em Marketing

Especialista em Gestão de pessoas

Pós - Graduação em Sociologia