Antes que se perca o bom senso e se julgue o livro pela capa, apresso-me dizer – não sou ateu, nem um dos que buscam a morte de Deus, mas como qualquer Filósofo, mesmo que a sociedade não me reconheça como tal, isto porque nada fiz, para que mereça tal título, mas a mim mesmo intitulo filósofo pelas coisas em que penso e os artigos que acumulo no meu velho computador. Continuando, como a qualquer Filósofo, eu busco a verdade, antes da fé, antes da realidade, a verdade.

E a verdade aqui, é que a Teologia é desnecessária à humanidade e por isso, deve desaparecer. Desde que me entendo por homem, a religião tem sido causa de vários problemas (guerra, terrorismo, desprezo pelo homem e pela vida, colonização, preconceito e inúmeras mortes em nome de Deus), como se Deus se alegrasse com tudo isso, como se Deus tivesse favoritos, como se Deus amasse uns e odiasse outros…

Desde que surgiu, na antiguidade Judaica, a religião tem sido instrumento de separação da humanidade, a começar por Hagar, mãe de Ismael… Sara desmereceu sua serva antes amada, pela sombra de uma promessa sobre a qual não me atrevo a comentar além daquilo que me foi permitido saber. Com Sara e Hagar surgem duas religiões irmãs que evoluem no tempo com a aparição de outros profetas, todos enviados e inspirados pelo mesmo Deus, mas divididos e separados pela religião, pela Teologia.

A Teologia é o problema aqui, pois sem ela a religião é impossível e é a religião a opressora, a madrasta da humanidade, por ela nações desapareceram, homens sucumbiram à guerra e milhões sofrem no mundo todo, ainda hoje por conta da não bem-vinda Teologia, a saber, religião. Jesus o Cristo lutou ferozmente contra a religião, mas após à sua ascensão, a Teologia voltou e desta vez, na Roma de Constantino. Não me atrevo a falar de Mohammad, que Deus o exalte por simples preconceito, preconceito impregnado pela Teologia segundo a qual o muçulmano é a encarnação do terrorismo e que mata todo o que não professa o Islamismo.

Pela liberdade da razão que carrego, cogito e apresento aqui, as razões pelas quais a Teologia devia desaparecer:

  • O conhecimento de Deus dá-se pela comunhão e o entendimento pelo Espírito Santo. A Teologia não passa de História das Culturas Hebraica, Árabe e Romana.
  • Em Teologia estuda-se culturas, línguas e toda espécie de Filologia. Não... Deus, É loucura estudar Deus. A Física que só se ocupa dos mistérios sobre a concepção do universo chegou num beco sem saída... O que falar da vossa Teologia?

Por: Ramos D'Cassacili, o filósofo.