Talvez ao ler o título você tenha pensado que o texto trataria de outro assunto (o qual eu também pensei antes de redigir o texto). Mas para descobrir sobre o que ele trata; sinto muito, terás de prosseguir na leitura.
  Os dois termos presentes no título não são mutuamente excludentes. Na verdade, qualquer pessoa que namore deveria saber que uma das condições necessárias para que um namoro perdure, pe a amizade entre os namorandos.
  Mas apesar de não serem excludentes, há um tipo de relacionamento que pode anteceder ou não a um namoro, que decidi chamá-lo de namoro-amizade.
  O que seria esse relacionamento? Imagine que há duas pessoas; sendo que uma delas tenha sentimentos afetivos maiores que a amizade. Tal pessoa, por mais que gosta, ou seja apaixonado, ou ame a outra, nunca expôs este sentimento, ou então, por algum motivo, não namora oficialmente com o outro ser.
Essa primeira pessoa, aparentemente vive sua vida normal, como a de qualquer ser humano "in love". Só que há algumas distinções, que tornam ela um caso diferente dos típicos diagnósticos que vemos por aí. Que há de diferente afinal?
  Nesse caso hipotético, por mais que a pessoa não saiba dos sentimentos da outra, ou ainda que saiba, não seja possível ocorrer um namoro oficializado, tal pessoa "in love" vive sua vida e seu relacionamento com outros seres humanos, como se estivesse em um relacionamento amoroso sério.
  O modo de agir em frente á pessoa amada, e a qualquer pessoa que apareça, será diferente ao de outra pessoa solteira (ainda que ela seja de fato uma). O vínculo afetivo é tão forte, que a pessoa se dispõe a submeter-se a privações amorosas, por causa de uma outra, como se estivesse em um relacionamento com ela.
  Além disso, é preciso ressaltar como é a convivivência com o objeto da paixão ou do amor.
Cada instante ao lado da pessoa desejada é vivido como se fossem namorados! Porém, como não há nada oficializad, há a ausência de certas intimidades (que são compensadas com outras ações). Há uma supervalorização de algumas coisas que, para outros, não possuem o mesmo valor.
  Exemplos? Uma conversa sobre filmes, alimentos, matérias de estudo ou de trabalho, abraços, risadas, simples contatos visuais; todas essas são muito bem exploradas por quem vive em um relacionamento namoro-amizade.
  Algo que é notório: a fidelidade é a de um namoro; e a relação no dia-a-dia é a e uma amizade.
  No namoro-amizade, os beijos são inexistentes, os abraços, até que presentes, o afago não existe, mas ainda assim, ao se estar perto da pessoa amada, ao leve sentir do perfume dela, é quase impossível ficar triste.
  No namoro-amizade, status não importa muito; o conhecimento da outra pessoa não tem tanto valor. O que tem relevância é a aliança existente entre apenas uma pessoa ser cumprida; é ver o sorriso daquela pessoa estampado no rosto; é poder deitar a cabeça no travesseiro, tendo ciência de que aquela pessoa que tanto apreciamos, está recebendo o nosso melhor; dia após dia.
  Sair de um namoro-amizade para algo mais firme? Talvez. Mas enquanto isso, porque não prosseguir nesse relacionamento? Afinal, o que importa é o bem do outro; mesmo que custe por um tempo o anonimato de quem se doa.