NA VERDADE O TEMPO NÃO PASSA, APENAS ASSISTE

O Tempo (Chronos) é um sujeito enorme, pacato e pachorrento, sentado numa pedra, observando a vida passar ao seu redor.

Quem passa pelo tempo somos nós em diferentes velocidades. Ou não é verdade?

A Teoria da Relatividade é uma coisa incrível e maravilhosa. O próprio Einstein envelheceu e morreu porque ?passaram pelo tempo? todos os seres ou microorganismos que viviam nele.

Einstein passou pelo tempo, assim como passaram milhões de outros seres humanos e animais. Todos passam ou se terminam. Mas nem tudo passa ou se termina enquanto nós passamos, como é o caso daquela velha árvore macróbia e daquela rocha, que aparentemente continuam as mesmas, pois já apareciam naquela centenária fotografia, ao lado do nosso bisavô, quando ele era guri.

A prova de que nós é que passamos (seres humanos e animais), em diferentes velocidades, é que aqueles que ficam parados no tempo (?parados no tempo?) ou inertes, como as árvores e as rochas, parecem viver mais.

Nascer, crescer, viver, realizar ou não alguma coisa e morrer mais cedo ou mais tarde é uma questão de velocidade, nossa ou dos seres que nos habitam ou de que somos formados.

Quando nascemos, de um óvulo, e crescemos, até a idade de um ano ficamos em relativo repouso; quem se movimenta são trilhões de pequeninos seres (micróbios) que vivem (fervilham) em nós e de que somos o universo.

Da mesma forma, como o tempo, o grande universo (macrocosmo) não se move. Quem se movimenta são as suas partículas e os seres vivos ou animados que nele habitam.

Quando olhamos para uma pedra, ela nos parece inanimada, mas ela é formada por uma enorme quantidade de partículas atômicas em movimento.

O próprio planeta que habitamos é uma bola, atada a um fio invisível, que um gigante também invisível rebola no espaço; um espaço que contém miríades de outros corpos celestes em movimento, nem todos presos a uma órbita por esse fio invisível. De modo que a possibilidade que temos de nos chocarmos e de nos espatifarmos é espantosa, os corpos celestes de se chocarem entre si e os seres humanos (os animais têm mais juízo) de colidirem uns contra os outros.

E o Tempo não tem nada a ver com isso.

Luciano Machado