Na religião de Umbanda todo ato é sagrado. Ao adentrarmos em uma instituição religiosa e fazermos parte ativa do seu culto, devemos compreender logo de inicio que enquanto polo ativo da religião deve ficar claro em nosso cotidiano religioso que todo ato manifestado como litúrgico religioso é sagrado. Na Umbanda todo ato é sagrado, desde a porta de entrada quando chegamos a Tenda de Umbanda até na hora do fechamento dos trabalhos e ao nos despedirmos das pessoas que estão lá com o mesmo propósito que é o de louvar ao Divino Criador através dos Orixás. Devemos ter como conhecimento apreendido e assentado como principio que a Umbanda tem fundamento e é preciso aprender e coloca-los em prática. Sendo assim todo ato simbólico de saudação tem uma forma própria de realiza-la, tem fundamento, abre campos e passagens espirituais e divinos, nos religa com as nossas forças ancestrais divinas, naturais e espirituais, expandem nosso campo mental onde passamos a receber todo um fluxo energético divino que nos eleva, pois eleva nosso padrão mental e nos coloca em comunhão com o sagrado. Desde a entrada do terreiro, dos pontos salutares, do conga (altar), tronqueiras, ao cumprimentar as pessoas, como se portar, etc. Tudo acontece evocando o sagrado, onde agimos de forma elevada, pois estamos em um local sagrado, onde a manifestação espiritual, natural e divina de poderes divinos ali se realizam e com o intuito de acelerar nossa evolução e religar-nos ao nosso Divino Pai e Mãe regente, onde passaremos a servi-los como instrumentos de Deus, servindo nosso semelhante através dos mistérios que se manifestam na Umbanda. Ao chegar à porta do terreiro temos uma forma simbólica de saudar e pedido de licença para entrar, também temos uma forma simbólica de saudar o cruzeiro das almas, temos uma forma simbólica de saudar o ponto limite entre a assistência e o corpo interno do terreiro, temos uma forma simbólica de saudar o conga (altar), temos uma forma simbólica de saudar as pessoas que compõe o corpo religioso da tenda, temos uma forma simbólica de saudar a tronqueira das forças a esquerda. Ou seja, todos os atos têm fundamentos e não são realizados por acaso, pois em se tratando de Religião de Umbanda, tudo que ali se realiza, tem amparo dos orixás sagrados e ativam suas forças, desde a saudação e a abertura dos trabalhos, os cantos litúrgicos de saudação, sustentação e ativação de ponto riscado, desde as palmas, as danças, as saudações aos orixás, a defumação, a prece, a saudação da pemba e da toalha, a saudação da sete linhas de Umbanda, a saudação as forças guardiãs da porteira do terreiro que são Exu, Pomba-Gira e Exu Mirim, a saudação aos orixás regentes e patronos da casa, a saudação da linha de força de abertura, a saudação da linha de trabalho, a saudação da linha de descarrego, a saudação da linha de fechamento do trabalho, encerramento e agradecimento do trabalho. Tudo tem fundamento e é preciso aprendê-los e coloca-los em prática.