Leandro Krug Batista*

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento das redes de Franquias cresceu 8,3% em 2015, chegando ao patamar de quase 140 bilhões de reais! É interessante ver que o crescimento de 2015 foi maior que o crescimento de 2014 (7,7%) – na contramão de todo o restante da economia do país. Mas, afinal de contas, por que isso aconteceu no meio de uma grande crise? Seguem algumas razões que compõem positivamente esse cenário:

1) Cada vez mais as redes estão atingindo pequenos e médios municípios. Recordo que, 15 anos atrás, era símbolo de "cidade grande" a presença de uma unidade do Mc Donald´s, pois só se estabeleciam em grandes metrópoles. Atualmente, cada vez mais franquias conseguem se adaptar e atingir mercados menores. Comparado com os Estados Unidos, ainda existe um grande mercado a ser explorado no interior do Brasil.

2) Existe um grupo de potenciais franqueados que não "apostava as fichas" mas que já "namorava" o setor de franquias, só que havia um grande empecilho: a estabilidade do emprego. Com a demissão em alta, abrir o seu próprio negócio se tornou a alternativa do momento para centenas de pessoas, que acreditam ser a melhor hora para tentar ser seu próprio patrão.

3) As franquias possuem uma melhor estrutura para competir na crise. Elas possuem marcas de força regional e nacional, custos administrativos reduzidos e maior poder de barganha com fornecedores que abastecem as redes.

Possivelmente, em janeiro de 2017, a noticia será mais uma vez: "apesar da crise, o setor de franquias cresce mais uma vez”. Anota aí e confere em janeiro!

*Leandro Krug Batista é professor da Pós-Graduação da Universidade Positivo, consultor de Franchising e Gestão de Redes de Varejo e Mestre em Gestão Estratégica.