NA BUSCA DE UM IDEAL. QUANTO CUSTA SONHAR?  

 

Por: Wilamy Carneiro

 

Ontem dia 25 de janeiro deste aconteceu a segunda etapa do ENEM. Para quem nunca conviveu com o exame, não sabe a correria que os alunos enfrentam para conquistar uma vaga. Salientamos que neste ano a desistência aconteceu com uma média percentual elevada, chegando a 50%.

O ENEM – (Exame Nacional do Ensino Médio), é uma prova de Ensino Superior vinculada ao Ministério da Educação no Brasil. Ontem foi a segunda etapa realizada em quase todo estado brasileiro, ou seja, devido à pandemia do (Covid -19), algumas regiões tiveram restrições com o Exame. 

Quem vive de estudar é uma peleja para conquistar uma vaga. São muitos estudantes que enfrentam nos bancos das Escolas Públicas e nos, Colégios Particulares passando noite adentro estudando para conseguir o tão esperado sonho. 

Na busca de um ideal quanto custa sonhar? Nossos filhos, alunos das escolas buscam uma vocação e vaga para almejar seu futuro. De uma hora para outra, todo ano é realizado o Exame e cada dia a concorrência aumenta. Aparecem nas mídias, na TV, filhos que conseguiram uma vaga na Universidade. Um fato é que até nós pais, e gente com idade avançada se arriscam. Um tão e esperado sonho. Uma realização bem vinda para alunos.  Filhos de trabalhadores em geral que conquista numa boa posição para um futuro promissor. 

Disto isto, como pai de dois filhos que já enfrentaram e conquistaram essa etapa na vida, já passamos por tudo isso. Agradeço ao Deus Criador por essa oportunidade de alocação dos meus filhos na conquista de uma boa aprovação no Exame do ENEM. Ademais, a conquista foi deles mesmos, passando noites acordados estudando, com privações nas saídas para um evento, uma festinha em família, um final de semana com os avós, tios e primos. Incentivados por nós que somos seus pais. Quero agradecer também a persistência dos docentes nas Escolas, educadores, e colaboradores em geral.   

Enfim o sonho realizado. Como dizia o grande poeta português Fernando pessoa – “Tenho em mim todo o sonho do mundo”.

 

____________________

Wilamy Carneiro é professor, poeta, cordelista e escritor. Autor do Livro "Einstein e Sobral – A Cidade Luz", publicado em 2019. Em 2020, publicou o livro biográfico de Padre Sadoc de Araújo – “Um Homem de Mente Brilhante”. É autor do soneto “Doce Loucura” que foi contemplado na coleção dos 100 sonetos escolhido da Bienal do Livro. “Diário de um Professor” e a “Poesia é um Saco” é um de seus poemas.