PROJETO DE UNIFICAÇÃO DOS COMANDOS DAS POLÍCIAS NO ESTADO DE SANTA CATARINA

Data: 26.08.2011:

Adepol em movimento:

From: ADEPOL-SC

To: delegados

Sent: Tuesday, July 12, 2011 6:48 PM

Subject: Audiência com o Governador

Prezados Associados, Apresentamos anteprojeto de Lei para captação de recursos por parte do Governo do Estado e que envolve atribuição constitucional da Polícia Civil nos serviços de trânsito. O Governador acolheu a redação proposta pela ADEPOL e desdobrou o anteprojeto em parte jurídica para a Procuradoria dar redação final e financeira para a SSP apresentar proposta de distribuição de recursos. Deu caráter de urgência e abriu discussão para nossas reivindicações. Quanto a PEC da carreira jurídica ele comentou de que entendia não haver nenhum problema para prosseguir imediatamente através da Procuradoria e a ADEPOL fará reunião com o Procurador Geral do Estado, Dr. Serpa. Proposta de Subsídio, Governador mostrou-se muito favorável e a ADEPOL formará grupo técnico com a Secretaria de Administração. Temos muita esperança de que as coisas estão andando positivamente. Att. A DIRETORIA 

O Congresso da Adepol:

“Prezados Associados, Conforme já informado, este ano o 26º Congresso Nacional dos Delegados de Polícia será realizado em Florianópolis, nos dias 12, 13 e 14 de outubro. O evento será realizado no Costão do Santinho Eco Resort, com a realização de toda a programação no local. Todas as informações sobre reservas, programação e hospedagem estão disponíveis no site http://www.adepol26con.tangu.com.br/ Aos Associados que não tenham interessem em se hospedar no Costão do Santinho, mas querem participar do evento, podem se inscrever junto a Ponte Aérea para ?day use? de R$150,00. Esta inscrição está inclusa todas as refeições (comida e bebida), exceto os jantares. Para quem tiver interesse também em participar do Jantar Dançante de encerramento, poderá fazer sua inscrição junto a Ponte Aérea, com a Daniela Bocchi, 3024.2325. Outras informações podem ser obtidas no site ou pela empresa responsável pelo evento, a Ponte Aérea Operadora de Eventos, falando com a responsável Daniela Bocchi, pelo fone 3024.2325. A DIRETORIA.”  (encaminhada  à rede pelo Delegado R. C. L. - DELEGADO DE POLÍCIA - NAVEGANTES/SC - ...).

Deu na rede “PCDELEGADOS” (01.09.11):

Ótima colocação desse oficial da PM!

Benedet absolveu Jaqueline Roriz

01 de setembro de 2011

Do ex-comandante geral da Polícia Militar, coronel da reserva Paulo Roberto Fagundes de Freitas, via e-mail:  ”Senhores, À todos quanto, com total razão, reclamam e preoucupam-se com a atual situação da segurança pública de nosso Estado, herança do desastroso governo passado, lembro que o Secretário de Segurança Pública, à época, é o Deputado Federal , o único com voto declarado, que optou pela NÃO CASSAÇÂO da Deputada Jaqueline Roriz. Entre outras “pérolas” das declarações do Deputado catarinense, publicadas no Diário Catarinense, edição de 1º /09/2011, encontramos : “ SÓ O JULGAMENTO JÁ FOI UMA PENA  MUITO GRANDE. AS PESSOAS TAMBÉM SOFREM, POR MAIS CORRUPTAS QUE SEJAM”. Sofrem sim, os honestos cidadãos catarinenses, assistindo um de seus representantes, adotar postura tão cínica e deplorável. Pergunto finalmente : O que esperar de uma segurança pública dirigida, por anos, por uma pessoa com esses princípios e valores ? Como resgatar o estrago feito ? Paulo Roberto Fagundes de Freitas - Cel PM RR  Ex Cmt Geral PMSC.” http://wp.clicrbs.com.br/moacirpereira/?topo=67,2,18,,,67 (F. R. T. <..., acesso em 01.09.11).

Senhor Presidente: Na condição de associada desde os idos de 1994, venho muito respeitosamente diante a elevada autoridade de Vossa Excelência, REQUERER informações acerca das tratativas junto ao governo do Estado, no que pertine a nossa situação financeira. Em não havendo posicionamento objetivo (leia-se data para inserção no salário), REQUEIRO seja informada a data de início do movimento deliberado na derradeira assembléia. REQUEIRO, por fim, seja a resposta ao presente postada na rede "pcdelegados", pois que muitos de nós nos encontramos necessitados da obtenção de tais informes para adotarmos providências, desta feita, drásticas. Att, "S. A." - Delegada de Polícia há 12 anos com o mesmo salário (S. E. A. ..., acesso em 01.09.11).

“Quem sabe aproveitamos a data do Congresso para fazermos uma desfiliação em massa da ADEPOL/SC e, em um evento paralelo, podemos escolher uma pensão ou um albergue, conforme sugestão, tomando "cachaça" 12 anos, promover um protesto contra esta ridicularização ao cargo de Delegado de Polícia” i. a.  <....

“A ADEPOL, segundo se infere das informações obtidas do site, de repente sugere como opção o Hotel Maria do Mar...”  "E.M.C."

 “Não tem um camping?”  "A.L.A.G."

“Nem se eu deixar de pagar o meu aluguel, vou fazer um empréstimo consignado” ("M. A. V. A." <...>) .

Deu na rede “PCDELEGADOS” (02.09.11):

“CALMA, GENTE - Por pouco, mas muito pouco mesmo, a cuíca não roncou, quarta à noite, durante a audiência pública na Assembleia para discutir... a integração entre as corporações. A turma do deixa-disso teve que separar o presidente da Associação de Oficiais da PM (Acors), coronel Fred Harry Schauffert, e o presidente da Associação dos Delegados de Polícia, Renato Hendges. Será apenas mais um fato isolado, como gosta de justificar o governo do Estado? ("N. C. da S." ..., acesso em 02.09.11).

Chapa quente - 01 de setembro de 2011 0 - Por pouco, mas muito pouco mesmo, o pau não fechou  entre o presidente da Associação de Oficiais da Polícia Militar (Acors), coronel Fred Harry Schauffert e o presidente da Associação dos Delegados de Policia, Renato Hendges, na concorrida audiência pública  promovida pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Sargento Amauri Soares (PDT), quarta à noite. Foi preciso a turma do deixa-disso entrar para evitar o pior. (http://wp.clicrbs.com.br/visor/2011/09/01/chapa-quente/ "A. T. de O." ..., Acesso em 02.09.11)      

     

Depois de ler essas mensagens me fiz o seguinte questionamento: "Será que este é o caminho: reunir lideranças das duas Polícias, apresentar um mega projeto que pudesse incrementar a receita do Estado e casar isso com o projeto da unificação dos comandos das Polícias, a criação da Polícia Estadual e da Procuradoria-Geral...?". Bom, se funcionar com a "inspeção veicular" que abriu as portas para as negociações dos 'subsídios', então... Pobre sociedade!!! Lamentei que as lideranças policiais se preocupassem tanto com projetos salariais em detrimento de uma força policial única, compacta, eficiente, eficaz, com redução de custos da máquina... 

Depois me questionei o que tinha de tão bom nesse negócio das "inspeções veículares" para despertar tanto interesse do  governo? Será que esse nicho vai servir de moeda de troca no campo político?