PROJETO DE UNIFICAÇÃO DOS COMANDOS DAS POLÍCIAS NO ESTADO DE SANTA CATARINA

Data: 28.02.2011, horário: 10:00 horas:

A Delegada Sandra Andreatta esteve na Corregedoria e apanhou comigo o requerimento de inscrição da nossachapa para concorrer a Adepol. Sandra relatou que ligou para a direção daquela entidade a fim de conversar com o funcionário Leonardo e acabou sendo atendida por uma mulher que foi muito fria e nada amistosa. Comentei:

- “Bom, acho que eles não querem que mude a direção para permanecerem por lá”.

Sandra esboçou um sorriso matreiro.

A chapa:

R E Q U E R I M E N T O

Felipe Genovez, Delegado de Polícia/EE/SC (matr. 142561-7), nos termos do Estatuto da Adepol/SC e do edital de convocação de eleições para a referida entidade (biênio 2011/2013), vem perante essa presidência requerer inscrição da chapa (AUTONOMIA INSTITUCIONAL), conforme anexo do presente.

Nestes termos, pede deferimento.

Florianópolis, 28.02.2011

Felipe Genovez

NOME DA CHAPA: AUTONOMIA INSTITUCIONAL

Diretoria Executiva:

  1. Presidente: Felipe Genovez - (Florianópolis/Corregedoria/PC)
  2. 1º Vice: JUlio Vanio Celso Teixeira - (Florianópolis/DGPC)
  3. 2º Vice: Adriano Krul Bini - (Joinville/DH)
  4. Secretário Geral: Sandra Espíndola Andreatta - (2ª DP/Florianópolis)
  5. 1º Secretário:  João Roberto Castro (Lages/ 1ª. DPCo)
  6. 2º Secretário: Marilisa Boehm - (Joinville/ DPCAPMI)
  7. Tesoureiro Geral: Alber Rosa de Figueiredo - (Florianópolis/COGER/SSP)
  8. 1º Tesoureiro: Luis Felipe Del Solar Fuentes (Joinville/CPP)
  9. 2º Tesoureiro: Rubens Almeida Passos de Freitas (Rio Negrinho/DPCo) 

Conselho Fiscal

Titulares

1. Damásio Mendes Brito - (Tubarão/ CPP)

2. Hélio Natal Dornsbach - (Chapecó/2ª DPCo)

3. Rafaello Ross (Mafra/ DPCo)

Suplentes:

  1. Ighor Siqueira de Araujo - (Videira/DRP)
  2. Márcio Schutz - (Lages/CPP)
  3. Maurício Pretto – (Joaçaba/DPCo)

Conselho de Ética

Titulares

1. Aden Claus Ceber Pereira - (Xanxerê/DRP)

2. Antonio Marcio Campos Neves - (Criciúma/DPCAPMI)

3. Jorge Cesar Xavier - (Florianópolis/aposentado)

4. José Klock - (Indaial/ DPCo)

5. Isaias Cordeiro - (Joinville/CPP)

Suplentes

1. Antonio Carlos Pereira - (Curitibanos/CORPC)

2. Carlos Quilante - (Itajaí/1ª DP)

3. Dirceu Augusto Silveira Junior - (Joinville/DRP)

4. Lauro Cezar Radtke Braga - (aposentado)

5. Nilton de Andrade - (Florianópolis/CORPC).

Horário: 12:12 horas:

Sandra Andreatta ligou para iconfirmar que já tinha protocolado nossa chapa na Adepol, e que era só esperar para os embates com a chapa encabeçada pelo Delegado Renato Hendges.

Horário: 13:05 horas: A “Passagem” do Delegado Wilmar Domingues:

Juntamente com a Delegada Ester e Silvane estávamos almoçando no Restaurante “Recanto da Sereia” localizado em Itapema (durante o intervalo da nossa viagem para Joinville) e nos deparamos com o Secretário “Grubba”, Delegados Márcio Fortkamp, Aldo Pinheiro D`Ávila, Mauro (Diretor de Inteligência-SSP), Cel. Nazareno (Comandante-Geral da PM/SC) e outras autoridades. Cumprimentei primeiramente o Delegado Mauro, depois Márcio, Aldo e, por último, o Secretário Grubba. Silvane escolheu uma mesa próxima do “Buffet” e quase ao lado avistei dois Delegados aposentados: Nilton Porto e Ivan Chagas de Almeida, com suas respectivas esposas. Logo deduzi que também vieram participar da cerimônia de cremação do Delegado Vilmar Domingues. Depois de alguns instantes avistei o Delegado Wilter Domingues chegando com seus familiares e conclui que também tinham vindo da cerimônica.... Cumprimentei Nilton Porto e Ivan Almeida que me lembraram para não esquecer dos “aposentados” caso fôssemos vencedores Na saída cumprimentei Wilter e avisei que tinha postado uma homenagem a seu pai na “rede”.

Data: 12.03.11 – A “Passagem” do Delegado José Ghizzo Genovez.

Data: 14.03.11, horário: 10:15 horas:

Fui a mais um encontro com o Delegado Julio Teixeira e com o Escrivão Milton Neves na livraria da Jerônimo Coelho – Centro da Capital. Assuntos conversados:

- Julio Teixeira iniciou a conversa argumentando que eu havia arranjado uma “bomba” para ele (caso Delegada Sandra Andreatta versus Jaime Martins) e que a proposta a ser apresentada para o Delegado-Geral seria: “ou saí os dois da 2ª DP/Capital ou ficavam os dois”;

- Relato sobre a conversa com Dirceu Silveira (DRP de Joinville) a respeito da conduta de Julio Teixeira antes da reunião do Conselho Superior da Polícia Civil (fevereiro/2011);

- Estratégias para o correr da semana – viagens – contatos. Julio Teixeira se comprometeu a viajar para a região do  Vale do Itajaí e eu para o oeste.

Durante o curso da nossa conversa tive que atender uma ligação do Delegado Renato Hendges (na condição de Presidente da Adepol), que apresentou suas condolências em razão da “passagem” de meu genitor (José Ghizzo Genovez). Depois de algum tempo conversando, protestei contra a sua presença na posse dos Delegados Regionais do oeste ocorrida em Curitibanos. Argumentei que não era ético, mas que não escreveria nada na rede a respeito do assunto. Renato do outro lado disse que também não escreveria nada a respeito do Delegado Jorge Xavier estar na nossa chapa e ter sido o responsável pela perda da nossa isonomia com o Ministério Público quando era Delegado-Geral (1991).

Acabei fazendo alguns comentários sobre o que realmente ocorreu  naquela épóca (1991), em cujo início de governoi ocorreu o fim dos Delegados “Calças-Curtas”, isso a partir da “lei das entrâncias”. Renato argumentou que segundo soube isso foi na época do Heitor Sché. Acabei tendo que fazer um resumo do meu embate com o ex-Secretário de Segurança Cel. Sidney Pacheco (1991-1994) a respeito da emenda que apresentei por meio do ex-Deputado Jair Silveira (Escrivão de Polícia aposentado), quando acabamos com os “Calças-Curtas”. “Renatão” argumentou que não conhecia a história e que um dia me contava umas do “Pacheco”. 

A seguir retomei a conversa com Julio Teixeira e Nilton Sché Neves e fiz um relato da conversa que tive com Renato Hendges. Acertamos que na terça-feira da semana que vem faríamos uma palestra na Acadepol para os alunos Delegados, conforme já havia acertado com os Delegados Bini e Stang (Diretor).