MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:  CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA PARA O ENSINO APRENDIZAGEM 

Por LUANA INGRID DA SILVA NUNES | 17/10/2023 | Educação

MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: 

CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA PARA O ENSINO APRENDIZAGEM 

 

 

LUANA INGRID DA SILVA NUNES ¹ 

MARIANA NATALY DE SENE ² 

ELISANDRA DA SILVA LIMA ³ 

 

 

 

Resumo 

A música está presente desde o princípio da vida de uma criança. Afinal, é muito comum que uma mulher cante para seu bebê durante a gestação, e ao nascer cante canções para ninar. Na fase escolar a música continua fazendo parte da vida da criança. O papel da música na educação infantil é muito mais que apenas entreter a criança. Quando inserida na educação infantil, a música contribui para habilidades motoras, socioemocionais, linguagens orais, auxilia na percepção sonora e até mesmo na alfabetização. A música na educação infantil também oferece benefícios como: concentração, criatividade, disciplina e imaginação da criançada. 

Palavra-chave: Música. Contribuições. Educação infantil. 

 

 

Introdução 

 

A música está presente na vida da criança desde o ventre de sua mãe. Afinal, é muito comum que uma mulher cante para seu bebê durante a gestação, e nos primeiros meses de vida, quando canta canções de ninar para estimular o sono. E, ao ingressar na escola, a música continua se fazendo presente em sua vida. 

Na educação infantil a música é um instrumento importante para o ensino aprendizagem, pois contribui para o desenvolvimento físico, mental e emocional da criança, uma vez que trabalha habilidades ligadas a coordenação motoras, a linguagem oral, expressões emocionais, entre outras habilidades.  

 

 

 

 

O que é música? 

De acordo com a Enciclopédia on-line Wikipedia (2023), “[...] é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré organização ao longo do tempo.  

Ainda de acordo com a mesma Enciclopédia (2023), a música: 

É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. [...] A criação, a performance, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social. (WIKIPEDIA, 2023) 

 

De acordo com o blog crescendo juntos, a música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.  

Ainda falando sobre o que é a música, segundo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), a musica é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silencio.   

 

A contribuição da música na educação infantil 

Muito se houve falar em musicalização, é um termo muito usado na educação infantil. Mas, afinal o que é a musicalização? 

Musicalização é um termo ligado ao uso da música como ferramenta de mediação para a construção do conhecimento. Ou seja, por meio do trabalho com ritmo, melodia e harmonia, é possível ensinar diversos conteúdos e trabalhar habilidades como: pensamento crítico; interação social; criatividade; autoconhecimento; paciência; concentração; comunicação e entre outros.   

A musicalização na educação infantil tem como objetivo despertar e desenvolver o senso musical da criança, e sua sensibilidade e expressão; desenvolvendo o gosto pela música, estimulando e contribuindo para a sua formação global. 

Bréscia (2003) diz que trabalhar com a musicalização desperta e aprimora o gosto musical, favorece o desenvolvimento da sensibilidade, o ritmo, o prazer de ouvir a música, a imaginação, memoria, atenção, autodisciplina, socialização e afetividade. E, contribui também para a consciência corporal e a movimentação, permitindo assim que a criança conheça a si mesma.  

Ao trabalhar com o som, a criança aguça a sua audição, ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando sua coordenação motora e a atenção, ao cantar ou imitar sons ela está estabelecendo relações com o ambiente em que vive. O aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para integrar socialmente o indivíduo. (BRÉSCIA, 2003, p.81). 

 

Segundo WEIGEL (1988), de um modo geral, a música permite que a criança desenvolva sua noção de esquema corporal e contribui para que a criança tenha um bom desenvolvimento nos aspectos cognitivo, linguístico, psicomotor e socioemocional. 

A música como instrumento de aprendizagem tem que estar focada em ações como: a escuta, a diferenciação de som e silencio, a expressão corporal em diferentes ritmos, o cantar em diferentes alturas e intensidade sonora etc. 

Bréscia (2003) diz que há uma relação positiva entre a música e o desenvolvimento da criança. Que, ao trabalhar com diferentes sons, a criança aguça a sua audição, ao acompanhar gestos ela trabalha a coordenação motora e concentração, ao cantar ou imitar ela estabelece relações com o meio em que vive. 

A música não se restringe apenas às aulas de musicalização propriamente ditas, mas deve fazer parte das aulas regulares como um instrumento pedagogico para valorizar o processo de ensino aprendizagem. Quando trabalhada desde cedo no ambiente escolar, a música contribui de forma lúdica e prazerosa para o aprendizado da criança, pois aprendem a ser mais sociáveis. A união da música com o aprendizado torna o ambiente escolar alegre e favorável para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança.  

  

A música inserida no ambiente escolar ativa também outras funções da criança, como linguagem, criatividade, raciocínio, sendo realizada em sala de forma prazerosa, transformando o ambiente propício para várias aprendizagens, para um melhor desenvolvimento das crianças em seu relacionamento humano. (BNCC, 2017, p. 154). 

 

Musicalizar não se restringe apenas em ensinar executar um instrumento para a criança, mas sim em fazer com que a criança entre no mundo da música e experimente diversas sensações por meio do ouvir e produzir música, possibilitando o manuseio de diferentes instrumentos musicais. 

Sendo assim, de que forma podemos trabalhar a música na educação infantil? 

A música pode e deve ser trabalhada na acolhida da criança ao entrar na sala, no momento de brincadeiras, ao dar início a uma história, dentre outras possibilidades, fazendo-se uso de instrumentos musicais, instrumentos de materiais não estruturados, e também fazendo partes do corpo de instrumento para emitir sons como por exemplo as mãos e os pés.  

Ao inserir a música como instrumento de aprendizagem o professor deve ter ciência e clareza de que, trabalhar com a musicalização na educação infantil vai muito mais além do que utilizar músicas para alegrar o ambiente. A musicalização na educação infantil depende de o professor criar, conduzir e aproveitar o momento lúdico para ensino aprendizagem da criança. 

A música carrega consigo diversos benefícios para a vida de um ser humano. E, na educação infantil não é diferente, dentre eles estão alguns como:  

• A contribuição para a melhoria da saúde mental: a criança desenvolve a sua inteligência socioemocional, aprende a lidar com conflitos, resolver problemas, se conhecer melhor e se relacionar bem com os outros.  

• A promoção e a formação da personalidade da criança: constrói seu próprio gosto e seu autoconhecimento. 

• A permissão para o desenvolvimento da expressão corporal. 

• Ela tambem estabelece o contato com diversas culturas e idiomas. 

• Estimula a criatividade. 

• Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora. 

• Melhora a concentração. 

• Promove ampliação do vocabulário e desenvolvimento da fala. 

• Desenvolve autonomia. 

Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, produzir som com brinquedos rítmicos, são atividades que quando aplicadas na educação infantil, despertam, estimulam e desenvolvem na criança o gosto pela música. Salientando que, cada criança possui seu próprio ritmo de aprendizagem e isso deve ser respeitado. 

 

   

Considerações Finais 

 

Dessa forma podemos concluir que a musicalização na educação infantil é, acima de tudo, um momento lúdico que não visa a formação de músicos, e sim a vivência com a linguagem musical, dando abertura a canais sensoriais, às expressões emocionais e corporais, à ampliação de culturas e vocabulários e a formação integral da criança. E para que esse processo se dê de forma eficaz é extremamente importante que o professor realize atividades de caráter lúdico e formativo para a aprendizagem da criança.  

Cantar e acompanhar uma música, possibilita a criança desenvolver seu senso rítmico, sua coordenação motora e as suas habilidades socioemocionais. Logo a musicalização acaba sendo uma poderosa ferramenta no desenvolvimento infantil. 

 

Referências 

A importância da música na vida das pessoas – Crescendo Juntos (cefsa.org.br) acessado em 27/09/2023 as 16:48 

Dicas para inserir a musicalização na educação infantil - Blog SAS (saseducacao.com.br) acessado em 20/09/2023 as 20:03 

Musicalização – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org) acessado em 20/09/2023 as 20:03 

Música na educação infantil: principais benefícios e como usar (kumon.com.br) acessado em 26/09/2023 as 20:01 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. 

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, secretaria de Educação Fundamental. Brasilia: MEC/SEF, 1998.  

BRÉSCIA, V. L. P. Educação musical: bases psicológicas e ações preventiva. São Paulo: Átomo, 2003. 

MELO, F. C. M. Lúdico e musicalização na educação infantil. Indaial: Uniasselvi, 2011. 

WEIGEL, A. M. G. Brincando de música: experiencias com sons, ritmos, música e movimentos na Pré-Escola. Porto Alegre: Kuarup, 1988. 

Artigo completo: