A capital Argentina é uma cidade com uma diversidade cultural enorme. Buenos Aires tem mais de 120 museus para os visitantes que desejam conhecer mais sobre a história, arte e cultura da cidade e até mesmo conferir obras de artistas de todo o mundo. A maioria dos museus costuma abrir de terça a domingo e fechar as segundas e, além disso, conter um dia da semana em que a entrada é cortesia, porém cada um possui seu modo de funcionamento, vale a pena conferir antes de visitar. Na maioria dos hotéis em Buenos Aires você pode encontrar mais informações úteis para o passeio. Alguns dos museus que devem constar no roteiro de quem se interessa em conhecer a parte cultural da cidade são:

Malba –Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires

Um dos museus mais modernos da Argentina, o Malba abriga uma coleção particular de Costantini, que conta principalmente com obras de artistas latino-americanos – mais de quinhentas obras. Ele foi fundado em 2001 e funciona como espaço cultural dinâmico, em que além de exposições ocorrem também seminários, cursos, encontros de escritores, oficinas, visitas guiadas, entre outras atividades. Pode ser considerado um espaço de intercambio artístico e profissional que impulsiona atividades culturais incentivando, sobretudo essa área latino-americana.

MNBA – Museo Nacional de Bellas Artes

Inaugurado no dia 25 de dezembro de 1986, o museu conta com a presença de várias personalidades artísticas. São mais de 30 salas, pátios de esculturas, estúdios, um auditório e exposições que incluem obras argentinas e também internacionais. Entre os trabalhos regionais produzidos no século 20, estão autores como Ernesto de la Corcova e Candido Lopez. Entre os nomes internacionais, El Greco, Rembrandt, Monet, Picasso e outros, são bastante famosos.

Museu Histórico Nacional

Um museu muito interessante de Buenos Aires, o Histórico Nacional está localizado no sul de San Telmo. Lá se encontram objetos, relíquias e documentos que contam a história da Argentina, entre eles estão quadros, esculturas, imagens, bandeiras, uniformes e armas de guerra e até objetos pessoais de heróis como San Martín. Foi inaugurado em 1889 e se mudou para o atual local – antiga residência de José Gregório Lezama (que deu nome ao Parque Lezama) – em 1897.