Autor: Vinícius Santos de Paula

Este artigo foi feito por meio de pesquisa bibliográfica, tendo como referência mostrar a importância da Musculação na vida das pessoas com idades avançadas (idosos), A seguinte pesquisa caracteriza-se por ser bibliográfica. De acordo com Marconi e Lakatos (2010, p. 12) “A pesquisa bibliográfica é um apanhado geral sobre os principais trabalhos já realizados, revestidos de importância por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com o tema”. Foram encontrados 4 artigos na internet, 3 livros, e um trabalho apresentado em congresso; estes serviram de base para a construção do trabalho como por exemplo o trabalho de Souza et al, 2015 que buscou verificar a importância do exercício físico na terceira idade e os benefícios que o mesmo traz para uma melhor promoção da saúde. A partir da leitura de todos os materiais encontrados foram possíveis a pesquisa e o acesso de informações importantes para o trabalho. Os livros aos quais usamos para a construção do projeto interdisciplinar, foram adquiridos em uma biblioteca de uma universidade particular da cidade de Itumbiara-Go. Buscamos encontrar artigos e livros datados a partir do ano de 2013 até o presente ano para poder contemplar o estado da arte, contudo, foram deparados livros com datas a partir do ano de 2001. Como é o caso de Rodrigues, 2001 que aborda a musculação os métodos e sistemas.

RESUMO

O presente estudo trata-se de mostrar o quanto a musculação é importante na vida do idoso, e o treinamento de força pode ser sim um dos métodos que pode ajudar e prevenir varias patologias conforme a idade vai chegando na vida do individuo, tendo como objetivo geral do nosso trabalho o de verificar na produção acadêmica da área da saúde, como tem sido tratada a relação entre a musculação e a terceira idade, os objetivos específicos foi identificar através de artigos científicos, livros, teses e dissertações como deve ser feito o treinamento para indivíduos da terceira idade, verificar através de artigos científicos, livros, teses e dissertações, os tipos de treinamentos usados para atender ao público referido e verificar através de artigos científicos, livros, teses e dissertações, quais as influências da atividade física na qualidade de vida e saúde dos indivíduos da terceira idade, considerando. Palavra chave: Treinamento de força. Musculação. Terceira idade.

INTRODUÇÃO

Para Prudenciatto (2015) o envelhecimento é um incremento fisiológico, que é acometido a todas as espécies dos seres vivos. Um processo que não é reversível estimula na maturidade e proporciona várias adulterações no organismo, e que também agride os aspectos sociais e psicológicos, bem como a capacidade funcional do idoso e é definido por aumento na idade e um declínio das funções orgânicas. Segundo afirma Silva et al (2014), em qualquer idade, até mesmo as mais avançadas, manter um costume diário de exercícios físicos pode trazer benefícios biológicos e psicossociais. Praticar atividades físicas de forma regular vem sendo amplamente recomendada por profissionais e organizações de saúde como forma de promoção a saúde, onde a participação em atividades físicas regulares pode diminuir o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis (PRUDENCIATTO, 2015). Bagatini, Nunes e Valério (2016) em seu trabalho mencionam que é necessário compreender o quanto o exercício físico é efetivo para uma vida saudável quando se chega à terceira idade. A musculação, inclusa neste contexto, surge como uma opção acessível, com benefícios físicos e mentais, visto que a interação com outras pessoas enquanto praticam a atividade física também proporciona benefícios através da socialização.  [...]