—A musculação é uma palavra usada no Brasil e em alguns outros países da América do Sul, que diz respeito a exercícios resistidos ou de contrarresistência. Sua realização, normalmente é praticada em academias, em que se utilizam aparelhos de musculação ou, pesos livres, elásticos, dentre outros. Entretanto, a musculação, ou exercícios resistidos podem ser feitos em qualquer lugar ou âmbito, contanto que haja uma resistência oposta à tensão gerada pela contração da musculatura esquelética. (TEIXEIRA, JUNIOR, 2010.)

—A adolescência é um período que se insere entre a infância e a idade adulta, determinado a partir de fatores sociais, culturais e biológicos.

—A musculação na adolescência deve considerar todos os aspectos em torno do adolescente, isto é, considerar as alterações hormonais, musculoesqueléticas, emocionais, etc.

—No nicho da musculação existe procura dos pais e dos próprios adolescentes para tal prática desportiva, diante disso este trabalho se justifica cientificamente na medida que o tema se faz importante para a classe profissional de educação física ao contribuir com menos dúvidas e erros ao elaborar e acompanhar treinos de adolescentes.

—Uma vez que exista profissionais de educação física mais capacitados em musculação para  adolescentes, menores serão os riscos e prejuízos aos mesmos, bem contribui com a prevenção de problemas de saúde precoces e com a criação de uma sociedade mais ativa.