1 introdução

O exercício físico no período da adolescência tem sido alvo de várias discussões em torno dos seus custos-benefícios. Sendo que nessa fase de transformação física e psicológica acontece o aumento da produção de hormônios deixando mais forte a identidade de cada gênero, aguçando a descoberta do corpo, e acentuando fatores psicológicos que contribuem para alterações de humor e comportamento, sendo atenuadas à medida que se aproxima a fase adulta.

A prática do exercício físico melhora o crescimento e a formação geral do adolescente, prevenindo alguns possíveis problemas degenerativos, melhorando a estrutura muscular e óssea, aumentando a sensibilidade à insulina, prevenindo o excesso de peso, atenuando o perfil lipídico, além de possibilitar um melhor controle emocional favorecendo o convívio social, desenvolvendo um ambiente fisiológico adequado para uma maturação mais saudável. (BRODERICK et al., 2006).

Em contrapartida, vale ressaltar que, o exercício físico mal elaborado pode acarretar em desordem estrutural para essa clientela como lesões musculares, problemas ósseos e alterações hormonais que, inclusive, influenciam na disfunção menstrual. (STAFFORD, 2005; BRODERICK et al., 2006). Reforçando a necessidade de um profissional capacitado para melhor adequar o treinamento de acordo com a fase que se encontra o adolescente.

Assim, Robergs e Roberts (2002), afirmam que o treinamento resistido se refere a repetição de exercícios com sobrecarga tendo a intenção de melhorar o condicionamento físico. Esse método estimula o corpo a diversas alterações fisiológicas de ordem agudas e crônicas, podendo organizar melhor o desenvolvimento do exercício realizado e dessa forma evoluir fisicamente. Dessa forma o adolescente pode se tornar mais resistente às atividades do dia a dia.

Também, segundo Fleck e Kraemer (2007), a musculação é uma das formas de treinamentos mais utilizadas para melhorar as aptidões físicas, poisse faz uso de sobrecarga e força contra uma resistência imposta pelo exercício, que requer que o corpo produza movimento de contração oposto à tensão vinda de um parelho ou pesos livres, estimulando a melhora das condições fisiológicas e desenvolvendo as capacidades físicas.

A pessoa que pratica musculação normalmente tem um objetivo com uma proposta bem elaborada ou um programa de treinamento adequado à sua necessidade, faixa etária e nível de coordenação geral. Com isso em mãos, os indivíduos se cercam de segurança para desenvolver um trabalho mais direcionado e com margem de erros reduzida.

Quanto à metodologia de pesquisa, foi utilizado o processo de revisão bibliográfica, apoiada na utilização de 12 artigos científicos e 5 livros. Assim, o critério de exclusão ficou por conta de artigos que saíram do foco desta pesquisa, que se limita a deixar mais clara a compreensão das pessoas sobre o treinamento resistido com adolescentes e desmistificar certos preconceitos. Para chegar a uma consideração mais fiel, foram comparadas pesquisas onde autores dizem ter dados suficientes para condenar a prática do adolescente na musculação, e, também, artigos mais atuais que rebatem todas as críticas inicias dizendo que a musculação nessa fase da vida traz diversos benefícios. [...]