1 José Wilamy Carneiro

No interior do Nordeste, em Guanambi, sertão da Bahia, distante 796 quilômetros de Salvador, cidadezinha com população de 86.810 mil habitantes segundo pesquisa do IBGE em 2017, próximo aos Municípios Caititê e Igaporã, Guanambi vive nessa ultima semana, seus momentos áureos, cheios de esplendor e de produção cultural.

Sua etimologia vem do Tupi-Guarani e tem o significado de um beija-flor, que rondava pelas partes úmidas de um antigo arraial, nos terrenos de vazante que ali nasciam e brotavam lindas flores silvestres, apresentando muitos colibris, espécies de beija-flor de nossa fauna brasileira.

Em terra baiana vive o menino Leandro; autodidata, carismático, com sorriso largo, de família simples, participa de um programa na TV num programa de televisão, cujo apresentador é Luciano Huck. O garoto mostra que é boa praça, e muito bom em tudo o que faz.

Diante das perguntas do apresentador Huck, o rapaz está saindo muito bem. Acompanhado de sua maior fã, sua mãe Nádia que é cozinheira, vivendo de fazer quentinhas e salgados para alimentar seus três filhos. O menino é o caçula da família e conta sua história de vida com sua genitora e seus irmãos Danilo e Patrícia.

Ele, sempre estudou em escola pública e disse que sempre gostou de estudar, procurando interagir com os colegas e professores em todos os assuntos. Atualmente, é estudante de Engenharia de Produção no Centro Universitário de Uni-MG. Programador-faz manutenção em computadores. Apesar de sua pouca idade, estuda hipnose para ajudar crianças com gagueira, ansiedade e pessoas com problemas de insônia. Apreciador de Krav Maga, luta de origem israelense, e de se aventurar em Cosplay (espécie de desenhos animados e videogame com figurinhas e super-heróis).

O menino autodidata vem ganhando a simpatia do público e a plateia no quadro do programa do apresentador da Rede Globo. Sua mãe é sua maior torcedora e contou como é sua vida, na criação difícil, porém honesta em criar seus três filhos. Em uma de sua apresentação, ela contou que tem orgulho do filho Murilo, que sempre sabia que um dia o menino ia ser gente, pois em suas palavras ao apresentador contou com toda sua vivacidade e crença que a educação é sua maior força, apesar de não ser letrada, argumentou que nunca faltou e deixou de levar seus filhos à escola, devido sua muita dificuldade.  

Até agora, o menino Murilo Fernandes está saindo muito bem, esperamos que na próxima semana consiga um bom resultado nas perguntas e realizar seu maior sonho que é montar uma parceria para ajudar crianças carentes num projeto que sonha em conquistar e explorar com sua inteligência.

Sua força e garra para vencer é seu maior incentivo, no tocante de sonhar num país mais humano, com melhores condições de vida, educação e igualdade, pois vive em um bairro simples da periferia de sua cidade, e nem por isso nunca deixou de estudar. Que sirva de lição e exemplo para todos, inclusive jovens e que tudo é possível através da educação e almejar um mundo mais digno e melhor.

________________

José Wilamy é escritor, autor do Livro “Tempo de Sol”–Em tudo se pode Sonhar. É historiador, pesquisador, poeta, cordelista, cronista. Formado em Direito pela FLF- Faculdade Luciano Feijão em Sobral no Ceará. Pós-Graduado em Ciências (Matemática) pela UVA- Universidade Estadual Vale do Acaraú em Sobral no Ceará. Especialista em Meio-Ambiente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.