Houve uma época em que o Brasil era o país do futuro , abençoado pelo esplendor da natureza, sem terremotos ,  furacões,  guerras  e uma enorme esperança.

Nossa bandeira ditava claramente o caminho do amanhã  : Ordem e Progresso .

A seleção de futebol do  Equador não nos assustava , a China e a India eram países exóticos  e a África terra dos elefantes , leões e do  Tarzã. Nada que pudesse competir com a promessa verde-amarela.

Uma única coisa parecia atrapalhar o desenvolvimento de nossa economia, a inflação.Quando essa fosse controlada seríamos imbatíveis .

No meio acadêmico e empresarial debatíamos que não  conseguíamos desenvolver nossa contabilidade de custos de uma forma mais assertiva por causa das enormes variações monetárias .  

O tempo passou   e passa. Passa e rápido .

A seleção do equador nos dá trabalho, assusta , de vez em quando a gente consegue um bom resultado , China e Índia são economias cada vez mais fortes , nos deixando para trás , o Tarzã , se é que tem descendentes, há muito não ouço falar de seu filho adotivo Boy,  estão de paletó e gravata , usando nootebooks,  cuidando de uma economia que começa a despontar com maior agressividade.

Nossa ordem  desce o morro de helicóptero revidando os tiros recebidos de bandidos que cada dia mais aparecem por falta de progresso .

Ah, não se esqueça, se for assaltado azar o seu, quem mandou trabalhar e se arriscar a ter sucesso .

Tempo vai , tempo vem e temos um só assunto a tratar na nossa economia : a inflação. Assustados novamente nossos técnicos  preventivamente preferem não reduzir as taxas de juros, enquanto isso lá naqueles países exóticos as coisas vão acontecendo , os países crescendo e nós aqui imaginando que um dia seremos o grande líder da América Latina.

Desde pequeno ouvia meus avós dizerem que prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, mas quantas coisas na vida teríamos deixado de fazer se ficássemos tomando canja todos os dias ?

Não voaríamos , não atravessaríamos os oceanos, não arriscaríamos sequer a ter um grande amor .Você já se imaginou tentado conquistar a mulher mais linda que encontrou na vida com uma sopeira com caldo de galinha?

Deixe o caldo de galinha para tomar o dia em  que estiver exausto de todas as conquistas .

Somos um país de memória curta, que aposenta cedo seus profissionais sem reter o conhecimento, há uma geração sábia deixando o mercado, sendo substituída pelos computadores , sem disseminação do conhecimento .Em algumas áreas já se notam a falta de profissionais especializados e  a preparação de novos não se faz do dia para a noite.

O crescimento mundial é fato neste momento e nós apenas estamos pegando carona, não há nada que demonstre que ações efetivas dentro do país nos levam o ocupar um lugar de destaque no cenário mundial.

Caso você se arrisque a perguntar  “ por que não  podemos crescer a taxas mais elevadas  vai ouvir que isso traria a inflação de volta , portanto temos que ser prudentes.

Nada de uma refeição mais substanciosa,  mas o recomendável caldo de galinha .

Nosso problema não é a inflação , mas a falta de ordem.Podemos então dizer : Ordem e progresso ou Progresso só com ordem.

Faça um exercício  enquanto assiste os jornais hoje: Pegue lápis e papel e anote as façanhas que ajudam nosso crescimento e também as barbaridades que o impedem.

Pare uns instantes para analisar e veja se tudo não é uma questão de ordem.

Você gestor financeiro, preste a atenção e lembre-se , as taxa de juros que os bancos lhes cobram para financiar suas operações carregam o custo da incerteza sobre  sua organização , da sua ordem e de suas perceptivas de progresso .

Quanto maior a ordem e os sinais de progresso de sua empresa  menores serão os spreads, taxa de risco , cobrada para financiá-lo.

Só uma demonstração clara  de ordem e um plano efetivo de progresso vão lhe dar a acesso a recursos mais baratos.

 

Ivan Postigo

Economista,  Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP

Autor do livro: Por que não? Técnicas para  estruturação de carreira na área de vendas

Postigo Consultoria de Gestão Empresarial

Fones (11) 4526 1197  /  ( 11 )  9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br

[email protected]