Existem diversas mudanças que estão impactando e continuarão impactando a contabilidade nos próximos anos.

A contabilidade está passando por uma grande transformação digital e a tecnologia está mudando rapidamente a forma como ela é realizada, com a automação de processos, uso de inteligência artificial, utilização de análise de dados e a adoção de tecnologias de blockchain, exigirá que os profissionais da contabilidade estejam atualizados e capacitados para lidar com essas novas ferramentas. Essas tecnologias podem tornar as transações financeiras mais seguras e eficientes, mas também exigem que os profissionais de contabilidade estejam atualizados sobre seu funcionamento e aplicação. Com a automatização de tarefas, a tecnologia também pode ajudar a reduzir a ocorrência de erros na contabilidade. Na análise de dados, os profissionais podem identificar possíveis erros de forma mais rápida e eficiente, permitindo que sejam corrigidos antes que se tornem problemas maiores.

A tecnologia permite que as empresas coletem e analisem grandes volumes de dados de forma mais rápida e eficiente. Isso pode ajudar a identificar tendências, padrões e insights valiosos que podem ser usados para tomar decisões estratégicas mais informadas. Com o aumento da quantidade de dados disponíveis, a contabilidade está se tornando cada vez mais orientada por dados. Os profissionais de contabilidade precisam ser capazes de analisar grandes conjuntos de dados para identificar tendências e padrões, o que pode ajudar as empresas a tomar decisões melhores e mais informadas.

Existem diversas pesquisas que mostram o impacto da contabilidade diante de novas tecnologias. Uma delas é a Pesquisa da Sage em parceria com a YouGov, realizada em 2019, que entrevistou mais de 3.000 profissionais de contabilidade em todo o mundo. Os resultados mostraram que 66% dos entrevistados acreditavam que a tecnologia estava mudando a forma como a contabilidade é realizada, e que 81% acreditavam que a automação iria melhorar a eficiência da contabilidade.

A Accenture também realizou uma pesquisa com mais de 1.100 executivos financeiros em todo o mundo. Os resultados mostraram que 84% dos entrevistados acreditavam que a automação iria melhorar a precisão da contabilidade e 80% acreditavam que ela iria reduzir o tempo gasto em tarefas manuais. Essas pesquisas mostram claramente que as novas tecnologias estão mudando a forma como a contabilidade é realizada e que os profissionais da área precisam estar preparados para se adaptarem a essas mudanças.

Além da tecnologia, cada vez mais empresas estão operando em um ambiente global e, por isso, é importante que os padrões contábeis sejam harmonizados em todo o mundo. As mudanças regulatórias estão cada vez mais rápidas e frequentes, exigindo que os profissionais da contabilidade estejam atualizados e capacitados para interpretar e aplicar as novas regras e padrões contábeis. As empresas precisam estar atentas às mudanças nas normas contábeis e fiscais, bem como em outras regulamentações que possam afetar seus negócios.

As mudanças regulatórias podem levar a um aumento da transparência financeira, o que pode impactar diretamente a contabilidade. Por exemplo, a Lei Anticorrupção exige que as empresas estabeleçam medidas de prevenção, detecção e remediação de fraudes e atos de corrupção. Essa exigência pode levar a uma maior necessidade de monitoramento e análise de dados financeiros para identificar possíveis irregularidades.

Também não podemos deixar de lado as questões ESG. As questões ambientais, sociais e de governança estão cada vez mais importantes para empresas e investidores, exigindo que os profissionais da contabilidade tenham habilidades para medir, divulgar e interpretar informações relacionadas ao tema.

Essas são apenas algumas das muitas mudanças que podem afetar a contabilidade nos próximos anos. É importante que os profissionais da contabilidade estejam cientes delas e dispostos a se adaptarem às novas tecnologias e práticas para garantir que possam oferecer aos seus clientes as informações e serviços que são buscado