A lei de Diretrizes e bases da Educação Brasileira, foi proposta e publicada para tentar estabelecer uma nova relação da educação com a sociedade. Depois de várias pesquisas, estudos e correções depois de sugestões para que se tenha uma maior aplicabilidade da lei para que houvesse uma maior engajamento de todos para aplicar uma nova lei que mudaria a realidade da educação brasileira. 

A ideia era unificar os conteúdos mínimos para o currículo de todas as escolas do território nacional. Tendo esta visão podemos ver que esta lei obteve sucesso, realmente há unificação daquilo que todos os alunos precisam aprender minimamente. Além que existem instrumentos para avaliar, se realmente as escolas estão aplicando a lei de forma correta e se existe um aprendizado real de todos os alunos brasileiros. 

Logicamente que algumas escolas conseguiram aplicar de forma mais eficiente que outras escolas, e ainda há uma relutância dos poderes públicos de investir mais e melhor da educação brasileira. Mas com certeza existe escolas que se apresentam como ilhas de esperança para toda a educação brasileira. Quando olhamos o Índice criado pelo governo para medir estas escolas, conhecido como IDEB, vemos que algumas escolas realmente estão indo no caminho certo, enquanto outras ou a maioria ainda caminham a passos lentos para a excelência do processo ensino-aprendizagem. 

Naquele época estava iniciando uma tentativa de se melhorar e unificar o processo educacional brasileiro, hoje com certeza houve mudanças, e ainda haverá muitas mudanças. Começamos muito tarde a se importar com o processo de aprendizagem, mudar toda uma cultura levará muitos anos, mas enquanto existir ilhas de excelência ainda haverá esperanças para que uma melhor educação seja uma realidade para todas as escolas brasileiras.