Em conformidade com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (UNFCCC, na sua sigla em inglês), define-se mudança climática como:
"Mudança do clima atribuída direta ou indiretamente a atividades humanas que alteram a composição da atmosfera mundial, e que vem a acrescentar-se à variabilidade natural do clima observada durante períodos de tempo comparáveis".

Comparativamente ao Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, sua sigla em inglês), que define mudanças climáticas como “as mudanças no estado do clima que podem ser identificadas pelas mudanças da média e/ou variabilidade das suas propriedades e que persistem por um longo período de tempo causadas pelas variações naturais ou como resultado das actividades do Homem”.

Em ambas definições denota-se que as mudanças climáticas são influenciadas tanto pelo homem tanto nas suas actividades antropogênicas assim como pelos processos naturais de comportamento cíclico, o albedo1, as mudanças regulares na circulação atmosférica e oceânica.

Moçambique é especialmente vulnerável às mudanças climáticas devido à sua localização geográfica na zona de convergência inter-tropical e a jusante de bacias hidrográficas partilhadas, à sua longa costa e à existência de extensas áreas com altitude abaixo do atual nível das águas do mar (ENAMMC, 2012).

A adicionar a estes fatores, Moçambique tem zonas climatericamente categorizadas como semi-áridas e áridas onde as chuvas, mesmo nos melhores anos não são suficientes para a prática de agricultura e há deficit de água durante o ano todo.

Como se viu num passado recente em que este foi atingido por fortes tempestades que devastaram o centro do pais com maior gravidade para a província de Sofala e Manica que foram atingidas pelo ciclone Idai e mais tarde no norte do pais na província de Cabo-delgado sendo atingido pelo ciclone Kenneth. Oposto a isso a região sul concretamente a província de Gaza vem sofrendo de estiagem.

Para além dos desastres de origem climatérica, uma grande parte do território nacional assenta em falhas tectónicas, ficando assim sujeito a abalos sísmicos. O território nacional sujeito a tremores de terra é aquele localizado no Vale do Rift 2 e no Canal de Moçambique3 (PDPMCN – INGC, s/d). [...]