Da Veiga e Santos (2012), afirmam que o MuayTahi, tem suas raízes tradicionais datadas de milhares de anos, em uma época onde os tailandeses se utilizavam desta arte marcial para tecer um país livre e independente. Durante este período, foi escrito um manual de guerra chamado Chupasart, que recomendava o uso das partes do corpo como armas de combate.

Devido a necessidade de se proteger o tempo todo, foram desenvolvidas armas naturais como ferramentas de ataque e defesa, sendo este o começo da utilização dos pés, joelhos, cotovelos e punhos para se defender (KRAITUS, 1988 apud DA VEIGA, SANTOS, 2012).

Porém Cardoso, et al., (2013), o MuayThai é uma arte marcial tailandesa que é derivada das táticas de guerra dos campos de batalha. Nas lutas de MuayThai, é permitida a utilização de golpes como, socos, chutes, joelhadas e cotoveladas, ligados ao desenvolvimento da inteligência tática, bem como da maior variedade de habilidades técnicas e da sua utilização por parte do lutador e estão diretamente associados para o sucesso em combate.Durante as lutas, os atletas utilizam diversos equipamentos ofensivos e defensivos. O MuayThai difundiu-se com grande rapidez na segunda metade do século XX, e atualmente está presente em mais de 110 países e cinco continentes. Estimando-se que o número de praticantes já superou um milhão.

 

[...]