MOVIMENTOS SOCIAIS

Movimento social LGBTTS

Acadêmico(s): Ana Paula Oliveira dos Santos

Professor : Aldair Carneiro

Centro Universitario Leonardo da Vinci- UNIASSELVI

Curso/Licenciatura em historia (HID0230)

 

Resumo

      No Brasil existe um número muito grande de movimentos devido ser também um país com maior desigualdade social. A divisão de classes a colonização pelos portugueses, são valores e conceitos que estão enraizados na cultura brasileira. E isso faz com que a sociedade seja regida não por direitos e sim por privilégios. E os privilégios por sua vez e transformados em descriminação e preconceito socioeconômico, étnico e cultural. Onde um movimento social muitas vezes nasce das diferencias de opiniões e valores que descriminam e torna o convívio em sociedade conflitante. Um exemplo de movimento social que têm opiniões diferentes e conflitantes na sociedade brasileira é o LGBTTS (lesbicas, gays, bissexuais, travestir, trangene e simpatizantes) que lutam constantemente por seus direitos para que sejam incluídos aceitos, ou seja, que fazem parte de sua sociedade como verdadeiramente é sem ter que se enquadra em um padrão pré estabelecido.

Palavra chave: sociedade, exclusão, homossexual, inclusão

Introdução

 

Neste trabalho tratará de como é importante á critica racional da sociedade contemporânea, pois é através dela surgem novas possibilidades de mudanças. De uniões de pessoas que compartilham que compartilham dos mesmos ideais e dispostos a mudar seu meio social no qual vivem e se organizam em forma de "movimentos sociais".

Os movimentos sociais tratam basicamente de questões ligadas as injustiças sociais, pois quanto maior a desigualdade social mais movimentos surgem com vontade de mudar as injustiças da sociedade e mudar o sistema que promove descriminação e exclusão, pois o ser humano busca constantemente ser incluído se aceito como é. Partindo desse ponto inclusão deve ser feri ficado que no Brasil há um movimento social que é um dos maiores o LGBTTS que busca incluir pessoas homossexuais na sociedade para que tenham todos seus direitos assegurados por lei, esse movimento teve alguns direitos reconhecidos mas é preciso ter consciência de que a muitas barreiras a ser vencidas como por exemplo o pré-conceito que está enraizado na cultura Brasileira.

Uma prevê definição de movimentos sociais

Os primeiros movimentos sociais foram criados a parti de problemas ligados a exploração social através da propriedade privada a exclusão social o aumento da miséria e da desigualdade social, ou seja, perguntas inquietantes surgiram e ainda surgem mexendo com a razão de alguns como, por exemplo, "por que a sociedade é tão desigual?" È a liberdade de pensamento faz florescer a possibilidade de manifestação publica de idéias distintas e muitas vezes opostas.

A definição de movimento social segundo Scherer Warren (1999) “ indica que os movimentos sociais podem ser entendido como ações coletivas que reagem ao contexto histórico sociais em que estão inseridos” o homem haje racionalmente em suas ações, assim o foco esta voltado na conduta humana dotada de movimentos e sentidos subjetivamente elaborados. Isso significa que quanto mais intensa a exploração sobre o proletário, mais motivos os burgueses dão para os trabalhadores se organizarem politicamente e partam para ação transformadora. E partindo desse ponto de vista que trabalhadores protestaram ao longo do tempo da historia e muitas vezes mudaram o sistema como na Colômbia e a revolução comunista e seus mártires (Theguevara) e as mulheres no movimento feminista conseguiram alguns direitos antes não adquiridos ou como os movimentos estudantis e alguns partidos políticos que buscavam democracia em seus países. É inúmeras outros que conseguiram mudar um sistema ou simplesmente avançar lentamente em seus objetivos, algumas vezes em protestos violentos ou não. Na verdade é que não será fácil pois há uma alienação de condutas, normas e valores que introduz uma cultura de divisão de classes sociais.

          

Ser aceito como é

 

    Os movimentos sociais nascem da busca da igualdade social, da descriminação, da exclusão, do preconceito. E isso faz com o ser humano busque políticas sociais que promova a inclusão, ter direitos e gozar de todos os direitos pré vistos.

     Partindo desse tema inclusão, existe um movimento social que é um dos maiores da America latina o LGBT (lesbica, gays, bissexuais, travestir, trangene e simpatizantes).

     Esse movimento surgiu em 1968 em Nova Iork no dia 28 de julho em uma rebelião em um bar Stonewall que tornou esse fato um marco, como o dia do orgulho gay, esse bar era freqüentemente alvo de ações policiais em que agentes eram sempre verbalmente agressivos, é claro que ser agredido rotulado por suam opção sexual em algum determinado momento o indivíduo reage, nesse caso não foi diferente uma garota resistiu a prisão, “pois gostar do mesmo sexo não é crime” e todos os freqüentadores saíram em defesa da moça onde resultou em vários levantes em varias partes. Ou seja, esse movimento é uma luta contra a descriminação e a defesa dos direitos das pessoas LGBTT, onde esses manifestantes lutam por direitos a igualdade e cada vez mais cresce o numero de adeptos pelo mundo.

    Já no Brasil o movimento não tem data de inicio especifica mais aumentou o numero de participantes desde a década de 40. Trata-se de uma serie de manifestação sócio-política cultural em favor do reconhecimento da diversidade sexual e pela promoção dos interesses dos homossexuais diante da sociedade brasileira.

    O LGBTTS tenta quebrar tabus opiniões que ofender e intimida. Um grupo de pessoas que tem um ponto de vista diferente tentando impor seus valores através da força é esse ponto de vista que tem que ser criticado, pois o mundo só se transformou ao longo da historia através da critica racional, muitas dessas opiniões estão ligadas a instituições “imaculadas” como família, escola e igreja; ate mesmo a mídia fala sobre o homossexualismo de força ofensiva tratando desse assunto como se fosse uma doença.

   Seu principal objetivo é combater a descriminação e ente outros é o reconhecimento da união homo-afetivos, esse objetivo foi alcançado recentemente que marcou a luta desse movimento no Brasil com a aprovação da lei n 1151, de 1995 da então deputada Marta Suplicy que se arrastou por muitos anos, pois encontrou duras oposições especialmente da bancada evangélica, mas foi neste ano que ganhou novas repercussões devido o fato do julgamento da aprovação da lei, o deputado federal Jair Bolsamaro é uma pedra no sapato para o movimento, pois ele foi um dos principais articuladores no plenário para derrubar o kit contra a homofobia nas escolas, onde o Brasil perdeu a chance de ter nas escolas a verdadeira inclusão sem mascaras nem falsos pudores, este deputado é um ex militar sua visão passa uma idéia de ditadura militar em uma entrevista na revista época ele disse “eu sou preconceituoso com muito orgulho” esse tipo de cultura esta infelizmente enraizada no nosso país. Que demonstra como nossa sociedade tem dificuldades em reconhecer de que a uma diversidade tanto cultural quanto sexual, ou seja, um tabu que gera exclusão social onde pais e membros da sociedade ainda não sabem lidar com temas atuais, mas ao mesmo tempo antigo porque desde que surgiu há vários casos relatados de homossexualismo pelo mundo.

   E o mais estranho é igrejas defensoras de valores cristãos as que são mais implacáveis nessa perseguição ha 2000 anos querem impor seus valores e se esqueceu que o mundo já existia sem ela e todas as diferenças entre os seres humanos. Mas o importante é que o LGBTTS ganhou essa batalha à imprensa brasileira fez questão de destacar o fato histórico às primeiras uniões homo afetivo ficaram registradas nos meios de comunicação.

   Defensores desse movimento têm muito que lutar porque nas ultimas décadas houve um aumento muito grande de mortes de pessoas homossexual que caracterizou como crime de ódio, os defensores do movimento dizem que opiniões de reprovação a eles são tamanha que gera ódio e leva muitos a matarem por não aceitar o diferente, esse tipo de crime é chamado de homofobia é um desprezo antipatia e preconceito ate medo ao homossexual é uma series de atitudes negativas em relação ao outro grupo de pessoas, ou seja, um comportamento hostil assim como violência que desumaniza as pessoas diferentes que tem uma orientação não heterossexual, essa doença pode ser considerada como o racismo e anti-semitismo entre outras intolerâncias, a homofobia é uma violação dos direitos humanos. É um desprezo, antipatia, preconceito ate medo ao homossexual é uma series de atitudes negativas, ou seja, um comportamento hostil assim como a violência que preocupa somente em desumanizar essas pessoas por serem diferentes, uma orientação não heterossexual. Essa doença pode ser considerada como o racismo e anti-semitismo entre outras intolerâncias.

   No ano passado teve 282 ocorrências de crimes cometidos motivado por intolerância à sexualidade somente no sul e sudeste estão em primeiro lugar com 67% o nordeste com 18% e o norte 14%, do numero de crimes cometidos, devido esse aumento nas ultimas décadas tem um projeto de lei da ex deputada Lara Bernardi (PT) desde 2006 que tem muitas oposições no senado é a lei 122/o6 que propõem a criminalização dos preconceitos motivados pela orientação sexual.

   Essa doença deve ser combatida com prisão prevista para aqueles que cometerem crimes como desse tipo, pois não ha o que se questiona no senado, os esses valores tão defendidos e ultrapassados as instituições considerados imaculadas como a família que vem se modificando ao longo dos tempos, hoje em essa instituição tem uma nova cara, varias formações e modificações é um quadro com casais separados e tem filhos de outro relacionamento, crianças que participam de duas famílias, guarda compartilhada que da uma nova formação a esta instituição. Então não há porque todo esse pudor em relação a este assunto deve torna lei o crime á homofobia no Brasil porque esse país já tem intolerância demais de todos os tipos já esta na hora de começar ser feito algo para mudar essa cultura de preconceito descriminação que é transformado em exclusão.

   

   As manifestações desse movimento ganharam grandes magnitudes devido o sucesso da parada gay que aderem milhares de pessoas todos os anos, são realizadas em varias partes do país onde não se questiona a ordem moral dominante é apenas em prol dos direitos civis da população LGBTT que acontece desde de 1997 sua principal reivindicação e o combate a homofobia é uma festa muito bonita que tem muito destaque no nosso país e sempre repercute.            

FONTE: setexsete.blogspot.com

   É impossível não ver que existe essa diversidade sexual no mundo, não é uma opção como muito pessoas discutem, psicólogos dizem na verdade as pessoas homossexuais nascem assim não é uma escolha como muitos afirmam, mas uma condição genética como uma exposição de hormônios tanto da testosterona como o estrogênio que fica mais exposto ao individuo em sua formação embrionária. Será que mesmo assim as pessoas homossexuais devem ser tratadas com tanto preconceito?

Conclusão

   Ficam claro que o preconceito das pessoas é reflexo de uma cultura machista discriminatória que faz parte do mundo moderno, infelizmente os valores não evoluíram com o passar dos tempos, e o LGBTTS tem muito que lutar, é claro que ganharam algumas batalhas como a união homo afetivas, mas a homofobia ainda é uma barreira muito grande a ser ultrapassada.

   O numero de crimes de ódio vem crescendo a cada ano que mostra como é grande a intolerância ao outro no Brasil tem muitas instituições ligadas a essas opiniões como a religião e a família que dificulta o trabalho desse movimento até pessoas ligadas a política de pessoa que muitos dão seu voto para serem representante do povo.

   Essa visão que tenta impor seus valores ao outro que nasce movimentos sociais dispostos a mudar um sistema discriminatório onde buscam ter seus direitos como qualquer outro cidadão e assim ser aceitos como verdadeiramente é.

Referências

_www.institutobuzios.org.br/ 2012

_pt.wikipédi.org/wiki/dia internacional-contra-homofobia

_noticias.terra.com.br 23set 2012

_www.clickartigos.com.br/noticias-e/movimentos.LGBT.no brasil

_www.juntos.org.br/2012/a-luta-por-lgbtsr-e-intercionalistas