MOVIMENTO  RIO JAGUARIBE

RESUMO

O presente artigo trata da educação ambiental das populações ribeirinhas que vive a beira do rio Jaguaribe e educar essas pessoas para não poluir o rio. Pois o mesmo é um rio histórico onde a primeira expedição de conquista da Paraíba foi às margens do rio Jaguaribe. Em certo ponto do percurso do rio e aterrado pelo shopping  maneira onde é considerado um rio morto. Então o rio e desviado para o rio Paraíba. É um assunto já conhecido  na mídia e pelas autoridades .É um rio urbano que passa por alguns bairros da capital da Paraíba.

ABSTRACT

This article deals with the environmental education of coastal living alongside the river Jaguar be and educate these people not to pollute the river. Because it is a historic river where the first expedition of conquest of Paraiba was the riverbanks Jaguar be. At one point on the course of the river and landed at MA naira where shopping is considered a river morto.Então the river and diverted the river Paraiba.’s a subject already known to the media and the authorities.'s an urban river that passes through some neighborhoods in the capital of Paraiba.

RESUMEN

Este artículo trata de lá educacional ambiental de lá vida costeira a orilhas dele roí Jaguaribe y educar a estas personas a no contaminar ele roí. Devido a que ES um roí histórico donde lá primeira expedição de conquista de Paraíba fui ele Jaguaribe ribeiras de lós rios. Hugo um momento em ele curso dele roí y aterrisso em Manaíra donde lãs compras se consideram um roeu morto. Então ele roeu y desvio ele roí Paraíba. 's um tema a conhecido por lós médios de comunicacional y lãs autoridades. ' s um roí urbano que passa a través de alguns Barrios de lá capital de Paraíba.

- 3 -

INTRODUÇÃO

Tem que haver um movimento de ação das pessoas e autoridades governamentais em favor do rio e das pessoas que moram na beira do mesmo. Então é preciso um movimento populacional não só da capital mais de todo o estado da Paraiba.Diante da falta d’água doce no mundo temos que fazer alguma coisa o ação pelo rio.

E preciso uma educação ambiental para as populações ribeirinhas que vive ao redor deste ambiente. O artigo tem como o intuito de estimular o leitor uma consciência maior sobre o significado do meio ambiente e sobre a sua preservação aliado a valorização e construção dos valores éticos. O referido artigo tem por objetivo primordial a renovação de padrões culturais da comunidade ao redor do rio para sua preservação e servir de modelo para outros rios da capital que são abandonados e poluídos pelas populações e empresários.

- 4 -

JUSTIFICATIVA

Sabendo que o Meio A ambiente foi estabelecido como um dos importantes temas transversais e sociais que deve ser desenvolvido por todos da sociedade nas diversas fases da vida. (crianças ,jovens e adultos).

Além disso, trata-se de primordial fundamento a compreensão de que o meio ambiente não envolve apenas o ambiente físico e biológico, mas também as relações sociais, econômicas e culturais.

- 5 -

METODOLOGIA

O artigo ora apresentado na parte, inicialmente, dentro de uma perspectiva de uma pesquisa – ação, isto é, não tem apenas a pretensão de observar e analisar, mas também de intervir causando um desenvolvimento das relações de todos os envolvidos com o meio ambiente. Por isto que o titulo do artigo é Movimento Oscite Rio Jaguaribe Vivo. O referido artigo constará de sensibiliza em torno do espaço físico e social. Fazer também a interligação da preservação do meio ambiente ao conceito de saúde. e para a conscientização da sociedade  fazer palestras que tragam soluções para os problemas ambientais.

Fazer parcerias formativas com a SUDEMA, SEMAM, EMLUR e diversos órgãos de ensino (IFPB, UFPB, UEPB ETC.) que irão auxiliar a no movimento em torno da preservação do ambiente através de palestras focadas nos problemas que envolvem o Rio Jaguaribe.

- 6 -

MOVIMENTO SOCIET DO RIO JAGUARIBE

PRIMEIRAMENTE PRECISAMOS SABER O QUE É UM RIO E SUAS PARTES PARA ENTENTER SEU FUNCIONAMENTO PARA PODER DA ALGUNAS SUGESTÕES A RESPEITO DO ASSUNTO ESTUDADO.

RIO. É UM CURSO D´AGUA NATURAL DE ÁGUA DOCE COM SEU LEITO E SEUS AFLUENTES , COM MARGES DO LADO DIREITO E ESQUERDO COM VEGETAÇÕES OU URBANIZADOS COM POPULAÇÕES RIBEIRINHAS,COM FAUNA E FLORA E SUA   BIODIVERSIDADE.

PARTES CONSTITUINTES DE UM RIO

NASCENTE, É O LOCAL DO QUAL SE INICIA UM CURSO DE ÁGUA (RIO, RIBEIRO, RIACHO) SEJA GRANDE OU PEQUENO.

LEITO É O ESPAÇO QUE PODE SER OCUPADO PELAS ÁGUAS.

MARGEM. É UM TERMO QUE EM GEOGRAFIA QUER DIZER O LOCAL ONDE A ÁGUA SE ENCONTRACOM A TERRA .POVO DIZ ESTE TERMO PARA REFERIR A BEIRA DA ÁGUA DE UM RIO DE UMA LAGOA,DE UM LAGO COM A TERRA.

FOZ. É COMO É DENOMINADO O LOCAL ONDE UMA CORRENTE DE ÁGUA, COMO UM RIO, DESAGUA.

SENDO ASSIM, UM RIO PODE TER COMO FOZ OUTRO RIO, UM GRANDE LAGO, UMA LAGOA, UM MAR OU MESMO O OCEANO.

AFLUENTE É O NOME DADO AOS RIOS MENORES QUE DESÁGUAM EM RIOS PRINCIPAIS.

RIO DE PLANATO

SÃO RIOS QUE CORREM EM TERRAS ALTAS, GERALMENTE SÃO CAUDALOSOS E APRESENTAM.

QUEDAS DE ÁGUA E PODEM SER APROVEITADOS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

RIO DE PLANICIE

SÃO RIOS QUE CORREM EM ÁREAS PLANAS, SÃO BONS PARA A NAVEGAÇÃO QUANDOM NÃO HÁ OBSTÁCULOS.

BACIA HIDROGRAFICA

É O CONJUNTO DE TODOS OS ELEMENTOS DE UM RIO E AS TERRAS DRENADAS PELO CURSO D´AGUA.

 

- 7 -

 MEIO AMBIENTE

AMBIENTE: QUE CERCA OU ENVOLVE OS SERES VIVOS OU AS COISAS. AQUILO QUE CERCA OU ENVOLVE OS SERES VIVOS E/OU AS COISAS.

O PLANETA TERRA É COMPOSTO PELAS AS ESFERAS: ATMOSFERA, LITOSFERA HIDROSFERA E BIOSFERA (ASTENOSFERA).

HIDROSFERA

HIDROSFERA: É FORMADA PELOS OCEANOS E MARES –ÁGUA SALGADA -, POR LAGOS, RIOS, LAGOA-ÁGUA POTAVEL (QUE SE PODE CONSUMIR)-E POR LENÇOIS FREÁTICOS-AGUA SUBTERRÂNEA (AGUA ESTADO GASOSO).

ÁGUA: É UM DOS ELEMENTOS MAIS IMPORTANTES PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA EM NOSSO PLANETA.

LOCALIZAÇÃO DO RIO JAGUARIBE

NASCE NO CONJUNTO ESPLANADAPRÓXIMO AO BAIRRO DE OITIZEIRO NA AREA CONHECIDA COMO AS TRES LAGOAS AS MARGEM DA BR 101 É O RIO MAIS LONGO DE JOÃO PESSOA. TEM UM CUMPRIMENTO APROXIMADO DE 21 KM ,RECEBENDO NO SEU PERCURSO UM ÚNICO AFLUENTE  IMPERTANTE,O RIO TIMBÓ.SEU PERCURSO FOI MODIFICADO HÁ ALGUMAS DECADAS SENDO DESVIADO PARA  O RIO MANDACARU, NA ALTURA DO SHOPPING MANAIRA ,COM A FINALIDADE PRINCIPAL  DE DELUIR OS ESGOTOS QUE ERAM DESPEJADAS DIRETAMENTE NO RIO PARAIBA .O RIO JAGUARIBE PERCORRE BAIRROS ,COMO ESPLANADA,CRUZ DAS ARMAS , VARJÃO, JAGUARRIBE,CASTELO BRANCO ,MANAIRA ,TAMBAU,BESSA E MIRAMAR  ATE DESAGUAR NA FOZ DO RIO PARAIBA  .  CRUZA O JARDIM BOTÂNICO BENJAMIM MARANHÃO, NO MEIO DA MATA DO BURAQUINHO E DESEMBOCA NO OCEANO ATLANTICO NA DIVISA COM O MUNICIPIO DE CABEDELO.

SIGNIFICADO DO NOME JAGUARIBE

JAGUARIBE QUE NO TUPI-GUARANI SIGNIFICA “RIO DAS ONÇAS” (OU RIO ONDE A ONÇA BEBE ÁGUA) NOS TEMPOS EM QUE O LITORAL EM JOÃO PESSOA ERA COBERTO PELA MATA ATLANTICA, CERTAMENTE ERA HABITAT DE ONÇAS, TEIUS, CAGADOS ,AVES E MUITOS OUTROS ANIMAIS NAS SUAS MARGENS, ASSIM COMO JACARES MUITOS PEIXEIS E CAMARÕES NAS SUAS ÁGUAS.O RIO JAGUARIBE É UM MARCO HISTÓRICO IMPORTANTE PARA A PARAIBA ,POR ELE OS HOLANDESES INVADIRAM A PARAIBA  E TAMBÉM NAURICIO DE NASSAU DEIXO O BRASIL PELA EUROPA NAS MARGEM DO RIO JAGUARIBE.

 

- 8 -

RELEVO

O RIO JAGUARIBE TEM UM FORTE DIFERENCIAL EM RELAÇÃO AOS DEMAIS RIOS DA REGIÃO, ELE NÃO TEM MEANDROS. MESMO PERCORRENDO  A PLANICIE , AS SUAS ÁGUAS SEMPREBUSCAM O CONTATO COM O MAR MORA NUM PONTO ORA NOUTRO.ELE VEM ESCULPINDO O PLANALTO E ERODINDO-SE DE FORMA VERTICAL EM BUSCA DO MAR ROMPENDO ASSIM A LINHA DE FALESIA . A FALESIA CORRESPONDE AO TRABALHO EROSIVO PROVOCADO PELO AVANÇO DO MAR EM EPOCAS PRETERITAS, POREM O RIO JÁ TEVE SUA FOZ NESSE PONTO, HAJA VISTA QUE A PLANICIE COSTEIRA É O RESULTADO DO AVANÇO DO CONTINENTE SOBRE O MAR. NA RELAÇÃO DE FORÇA DO RIO E RESISTENCIA DO RELEVO, ESTE VAI SENDO ESCULPIDO À MEDIDA QUE VAI SE APROXIMANDO DO MAR, ASSIM SENDO NOVAS SITUAÇÕES DE FORÇAS VÃO SURGINDO ENTRE O RIO E SUA FOZ.

- 9 -

. CONCLUSÃO

Por isto tem que haver o movimento de toda a sociedade a favor do meio ambiente Conscientizando as pessoas de todos os níveis sociais da cidade de João Pessoa –Bpo. Rio Jaguaribe ainda esta vivo e é fonte de vida. os gestores tem que tomar uma decisão urgente para preservar  o meio ambiente especificamente parte hídrica  da cidade

Por isto este Movimento Oscite Rio Jaguaribe Vivo (M S R J V). Para não haver mais degradação do rio.

- 10 -

 

Referências [editar]

  1. Jump up↑ Rio Jaguaribe sofre com poluição<Jornal O Norte>Acesso em 22 de março de 2012.
  2. Jump up↑ [Agonia de um rio marcado para morrer<www.geociencias.ufpb.br> Acessado em 22 de março de 2012.
  3. Jump up↑ Levantamento dos impactos ambientais na bacia do Jaguaribe e suas possíveis ações mitigatórias<www.conhecer.org.br>Acesso em 22 de março de 2012.
  4. Jump up↑ Verbete "Maceió” <Dicionário Caldas Aulete>Acesso em 23 de março de 2012.
  5. Jump up↑ Paraíba tem cinco praias impróprias para banho, diz Sudema<G1 – Globo.com>Acesso em 22 de março de 2012.
  •  

FIGUEIREDO, Paulo J. M. A Sociedade do Lixo: Os resíduos, a Questão Energética e a Crise.

Ambiental. São Paulo: UNIMEP, 1995.s.p.

 MELO Antônio S. Tavares. Projeto de pesquisa vale do Jaguaribe. Coordenação de geografia,

UNIPÊ, junho 2001. Spp.

RCA ENGENHARIA. Recuperação Ambiental do Rio Jaguaribe. Gestão de Recursos Hídrica