O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam. (Naum 1:7)

Assunto: Confiança

Assunto especifico: Confiança em Deus

Introdução: Naum, foi um profeta de Deus. Seu nome significa "consolo" ou "compaixão" e sua mensagem sobre o extermínio da Assíria certamente consolou o povo de Judá, que havia sofrido nas mãos da Assíria. Ver esse povo impiedoso fora do caminho seria um refrigério para Judá. A mensagem do profeta Naum é um estimulo a confiança em Deus em momentos adversidades.

Transição: O profeta Naum destaca três motivos para confiarmos em Deus

I. CONFIAMOS EM DEUS POR QUE ELE É BOM. 

O Senhor é bom (Naum 1:7).

a. Deus é bom em seu zelo 

O Senhor é Deus zeloso (Naum 1:2) - O zelo é pecaminoso quando se manifesta como ciúme, que implica desconfiança, inquietação e insegurança. No entanto, também é uma virtude, se entendido como dar valor àquilo que temos e que desejamos proteger. Uma vez que foi Deus quem criou todas as coisas e que tudo lhe pertence, ele não tem ciúmes de ninguém, mas tendo em vista que é o único Deus verdadeiro, zela por sua glória, por seu nome e pela adoração e honra que são devidas somente a Ele.

b. Deus é bom em sua ira

“O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente...” (Naum 1:3).

A ira de Deus não é como a ira humana, que pode manifestar-se de maneira egoísta e descontrolada. Trata-se de uma ira santa, uma indignação justa contra tudo o que desafia sua autoridade e desobedece à sua lei. Deus não tem o culpado por inocente. O versículo 3 nos garante que a ira de Deus não é um ataque de furor nem um acesso de raiva, pois o Senhor é "tardio em irar-se". Deus é tão poderoso que, se sua ira não fosse santa e se ele não fosse "tardio em irar-se", poderia facilmente destruir tudo. Ele controla as forças da natureza (Na 1:3); abriu o mar Vermelho para ó povo de Israel atravessar e pode reter a chuva e fazer as regiões mais férteis da terra definharem (v. 4).  No Sinai, fez o monte estremecer (Êx 19:18) e, quando lhe apraz, pode fazer as pessoas tremerem (Hb 12:18-21).

II. CONFIAMOS EM DEUS POR QUE ELE É FORTALEZA NO DIA DA ANGÚSTIA. 

a. Deus é fortaleza no dia da angustia por que promete finalizar a aflição de seu povo. (Naum 1.12).

“eu te afligi, mas não te afligirei mais”.  

Nosso Pai Celeste retira a vara quando está completo o Seu propósito em usá-la. Judá já havia sido disciplinado o suficiente; então Deus Diz: “eu te afligi, mas não te afligirei mais”.  Se a aflição é enviada para nos provar, para que as nossas virtudes glorifiquem a Deus, ela terminará quando o Senhor nos tiver levado a glorificá-lo.

b. Deus é fortaleza no dia da angustia por que anuncia boas notícias em meio as más notícias (Naum 1.15).

As más notícias eram que os inimigos de Deus e de Judá eram praticamente invencíveis. Mas Deus usa o profeta anunciando boas notícias dizendo: Eis sobre os montes os pés do que traz as boas novas, do que anuncia a paz! Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre os teus votos, porque o ímpio não tornará mais a passar por ti; ele é inteiramente exterminado. Querido irmão e irmã em Cristo, mesmo que você não esteja conseguindo ver solução para o problema que vem enfrentando, confie no Senhor, Ele fortaleza em dias de angustia.

III. CONFIAMOS EM DEUS POR QUE ELE CONHECE OS QUE NELE SE REFUGIAM.

Deus revela que conhece os que nEle se refugiam quando fala a Judá e aos Ninivitas.  (vv. 9-11, 14; 12, 13, 15). 

Aos líderes da Assíria, Deus informa que sabe de suas intrigas (vv. 9, 11) e fará com que seus planos sejam frustrados. O conspirador ("aquele que maquina o mal") mencionado no versículo 11 é o rei da Assíria, e Deus se dirige a ele no versículo 14 fazendo três declarações:

(1) sua dinastia chegará ao fim, pois ele não terá descendentes;

(2) o auxílio de seus deuses e deusas chegará ao fim, pois eles serão destruídos; 

(3) sua vida chegará ao fim, pois Deus preparará seu sepulcro.

Que mensagem severa para um homem que estava certo de que seus planos seriam bem-sucedidos.

Ao povo de Judá que buscava refúgio em Deus, Naum informa que que apesar de o exército assírio ser maior do que o exército de Judá e de a Assíria ter mais aliados para ajudá-la a lutar, isso não significava que a vitória assíria era garantida, pois Deus estava lutando em favor de Judá. (vv, 12, 13, 15). Que mensagem maravilhosa para um cristão que se refugia em Deus.

CONCLUSÃO: Não importa o tamanho da dificuldade que você esteja enfrentando, o profeta Naum nos ofereceu motivos para continuar confiando em Deus. Confie em Deus por que Ele é bom, é como fortaleza no dia da angustia e conhece os que nEle refugiam.

Pb Antonio Pacifico