A fim de melhorar as condições de pagamento em suas lojas e também de ter menos problemas, os donos de lojas estão cada vez mais removendo a opção de pagamentos com cheques.

Isso porque pessoas as vezes realizam pagamentos e por algum motivo dentre vários que existem, esse cheque pode ser devolvido e para ter contato o dono, fazê-lo pagar novamente e devolver o cheque ao consumidor é uma dor de cabeça tremenda, as vezes podendo ter até os casos sendo levados a tribunais devido a ausência de outro pagamento.

Então as pessoas evitam ao máximo hoje em dia pegar cheque, justamente para não terem problemas com cheque devolvido. Mas o que fazer caso você receba um? Você deve marcar o número correspondente ao motivo do cheque ser devolvido no verso e entrar em contato com o cliente que deixou o cheque para você. Caso isso não se resolva pacificamente, alguns casos podem ser levados até a Justiça e a pessoa ficar com o nome sujo no Serasa.

Caso você não entenda muito sobre cheque devolvido, vou deixar alguns dos motivos mais comuns abaixo:

Cheque devolvido motivo 13 - Conta encerrada.

Cheque devolvido motivo 14 - Prática espúria.

Cheque devolvido motivo 21 - Cheque sustado ou revogado.

Cheque devolvido motivo 22 - Divergência ou insuficiência de assinatura.

Cheque devolvido motivo 31 - Erro formal (sem data de emissão, com o mês grafado numericamente, ausência de assinatura ou não registro do valor por extenso).

Cheque devolvido motivo 40 - Moeda inválida.

Cheque devolvido motivo 41 - Cheque apresentado a participante que não o destinatário.

Esses são alguns dos motivos que podem causar um cheque devolvido, lembrando que não existem somente esses mais sim muitas outras causas que podem ser vistas no site: http://chequedevolvidomotivo.com.br/