Daniela Burtet PEREIRA

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo mostrar que a motivação é um fator primordial na pratica regular de atividade física. A motivação motivo que impulsiona o praticante a chegar nos seus objetivos anteriormente traçados.  A motivação é classificada em extrínseca e intrínseca, pois os indivíduos praticante de uma determinada tarefa dependem tanto de fatores internos como externos. A motivação intrínseca é caracterizada por reforços que vem do próprio indivíduo e a motivação extrínseca é aquela que é mediada por contribuições vindas de um agente externo. Os professores de ginasticas devem manter alguns comportamentos para ter suas aulas sempre cheias de alunos. Devem ser comunicativos, receptivos, descontraído, ter bom relacionamento com seus alunos, mostra preocupação com faltas excessivas, ser flexível, chamar seus alunos pelo nome e mostra confiança e planejamento na execução da aula. Muitos dos alunos que procuram as aulas de ginasticas além da busca pela qualidade de vida melhor veem esse momento como descontração, alivio do estresse, convívio social e busca por novas amizades.

Palavras-Chaves: Atividade Física, Ginastica, Motivação. 

INTRODUÇÂO

Nos últimos anos vem se notado um aumento considerável pela procura das aulas de ginasticas nas academias. Os motivos que levam os alunos a procurar essas aulas são a melhora da qualidade de vida, do bem-estar, a diminuição do estresse e a prevenção de doenças futuras.

As aulas de ginasticas são planejadas com o objetivo de motivar o aluno a realizar as atividades com entusiasmos e satisfação adquirindo gosto pela pratica esportiva. A motivação dos alunos pode ser vista como o alvo final de cada aluno, ou seja, onde ele deseja chegar, mas durante esse percurso pode haver alteração tanto de fatores internos como de fatores externos.

Os professores das aulas de ginasticas devem estar sempre alegres transmitindo segurança durante as aulas e um clima descontraído entre os praticantes, mostrando preocupação pela saúde se seus alunos e os motivando cada vez mais a pratica de atividade física regularmente.

DESENVOLVIMENTO

As academias de ginástica são compreendidas como centros de condicionamento físico que oportunizam o ambiente e orientação para a prática de programas de exercícios físicos (ROJAS, 2003). O sucesso de qualquer programa de exercícios físicos está relacionado à motivação de seus participantes (SAMULSKI, 2009). A motivação é caracterizada como um processo ativo, intencional e dirigido a uma meta (SAMULSKI, 2009). Para oWoolfork (2000) a motivação é um impulso interno com direcionamento a um objetivo visto pelo indivíduo como positivo, o qual provoca um determinado comportamento para a realização do que se foi objetivado.

Para Saba (2001), as academias de ginástica devem visar à qualidade de vida dos frequentadores juntamente com a satisfação através de resultados dos objetivos traçados, para que assim haja mais aderência para a prática da atividade física. Segundo Marques (2003), sem a motivação o atleta ou praticante da atividade física não consegue desempenhar e ter êxito em nenhuma atividade, pois é este elemento que faz com que o indivíduo supere os obstáculos. A motivação pode ser classificada em intrínseca e extrínseca, devido o indivíduo depender de vários fatores internos ou externos para executar e se manter em uma determinada tarefa. A motivação intrínseca é caracterizada por reforços que vem do próprio indivíduo e a motivação extrínseca é aquela que é mediada por contribuições vindas de um agente externo (PUENTE, 1982 apud MARZINEK). Ou seja, a motivação intrínseca é gerada pelo interesse do indivíduo na tarefa e, a extrínseca é aquela determinada pelos estímulos que vem de outras pessoas e que está normalmente associada a resultados. Já a extrínseca se caracteriza por recompensas externas, o aluno começa e mantêm algumas atividades, porém, com o passar do tempo está motivação, por não ser internalizada pelo aluno, tende a desaparecer (KOBAL, id. ibid.).

[...]