MOTIVAÇÃO E VERDADE – Palestra Motivacional

Múcio Morais – Palestrante Motivacional – www.muciomorais.com – Tel. 31 3082-7271 – Atendimento em todo o Brasil! Realizo palestras voltadas para empreendedorismo, motivação, ambiente, vendas e temas relacionados ao desenvolvimento humano.

Motivar muitas vezes significa ajudar as pessoas a mudar seu estilo de vida, sua maneira de ver e pensar, e, em especial, uma espécie de desalienação dos modelos sociais e culturais utilizados para manipular e oprimir emocionalmente as pessoas. Mas devemos considerar que o trabalho motivacional, seja ele em formato de um programa de coach ou palestra motivacional é uma força externa dirigida ao indivíduo, esta força deve exercer exclusivamente um impulso para que o indivíduo se localize e interiorize suas próprias necessidades, buscando resposta em um novo projeto organizado de ações.

PROCESSO OU EVENTO?

A questão que coloco aqui é: Sendo um trabalho motivacional tão impactante, importante e até decisivo, dependendo da condição emocional daquele que recebe, não têm as empresas tratado esta questão de maneira superficial? Apenas eventual? Será que isso resolve? Será que os gestores de RH querem realmente resolver? Entendem a seriedade da questão motivação? Vejo sempre a importância de se ter um processo motivacional e evidentemente recheado com eventos. Bem planejados, com uma lógica, finalidade e pertinência.

NOS DEFINIDOS RESOLVE

Muitas pessoas tomam novos rumos como resultados de trabalhos motivacionais nas empresas, geralmente as decisões são imediatas e os resultados também, mudar é desconfortável, mas não é difícil, se existe uma vontade poderosa por traz das decisões.

DIFICULDADE PARA PROCESSAR MUDANÇAS

Por outro lado, constatamos que a maioria das pessoas não exerce esta capacidade de mudança, mas ficam condicionadas a receber motivação de tempos em tempos, muita gente tem dificuldades em maior grau para trabalhar o conjunto de necessidades pessoais, falta organização mental e disciplina, no caso do Brasil, é uma questão cultural, acredito firmemente que a continuidade responderia bem para estas pessoas. Não me entendam mal, a motivação via programas ou palestras (e esta é minha área profissional) tem um valor incrível, mas questiono o seu uso simplesmente eventual e bombástico, sinceramente gostaria de fazer muito mais pelas pessoas.

A MOTIVAÇÃO

Um exemplo que quero usar é o das mulheres à véspera do verão, quando querem perder certa quantidade de peso para “bombar” no verão. Normalmente, o aproximar do verão é a maior motivação que possuem para a malhação, regimes, massagens e tratamentos alternativos de emagrecimento, é extremamente difícil perder peso, eu que o diga. Mas quanto mais próximo o verão, mais trabalho duro em direção a meta a ser alcançada.

FIM DA MOTIVAÇÃO

Agora vejamos, o verão acabou, a meta foi atingida, a moça ficou uma beleza, magra, bronzeada e elegante, mas, será que ela vai manter o peso? Será que todo o trabalho realizado antes do verão será mantido? É claro que não, isso já aconteceu no verão anterior, caso contrário ela não teria que começar tudo de novo. Manter a conquista será algo altamente improvável porque a verdadeira motivação, que influenciou e potencializou a sua vontade e determinação, agora está distante, só daqui a um ano teremos outro verão. Se não acontecer outro motivo, a meta atingida ficará no passado e servirá apenas como referencia para o próximo ano.

MOTIVOS NOVOS, AÇÕES NOVAS

Sem seqüência, os nossos objetivos depois de alcançados perdem o sentido, por isso as pessoas estão sempre atrás de maiores conquistas ao invés de agregar uma a outra e construir um castelo de soluções onde cada motivo leve a próxima ação. Você deve se esforçar para encontrar uma finalidade interna tão convincente que irá manter o fogo aceso, resultando em motivação em longo prazo. É a motivação interna que nos obriga a continuar mesmo nas circunstâncias mais difíceis. Nesses tempos de foco externo, perdemos o rumo facilmente, paramos de refletir, meditar e colocar a vida em perspectiva, isso nos leva ao desânimo, é preciso perguntar a si mesmo diariamente o que isto tudo significa para você? Parar e refletir sobre seus objetivos. Fazer a pergunta mais importante que existe no campo do comportamento: "porquê"...

REPETINDO O PARÁGRAFO - PROCESSO OU EVENTO?

A questão que coloco aqui é: Sendo um trabalho motivacional tão impactante, importante e até decisivo, dependendo da condição emocional daquele que recebe, não têm as empresas tratado esta questão de maneira superficial? Apenas eventual? Será que isso resolve? Será que os gestores de RH querem realmente resolver? Entendem a seriedade da questão motivação? Vejo sempre a importância de se ter um processo motivacional e evidentemente recheado com eventos. Bem planejados, com uma lógica, finalidade e pertinência.

Abraço a todos.

Palestra Motivacional – Os Sete pilares de uma vida bem sucedida!

Múcio Morais – Palestrante Motivacional – www.muciomorais.com
Tel. 31 3082-7271 – Atendimento em todo o Brasil! Palestras voltadas para empreendedorismo, motivação, ambiente, vendas e temas relacionados ao desenvolvimento humano.