A um povo que se chama pelo nome de Deus:

O que passo a escrever aqui é dirigido especialmente ao povo de Deus, que busca com muita dificuldade lhe obedecer e seguir seus caminhos, e que, naturalmente, vem se preocupando muito com um determinado assunto que não para de ser veiculado no facebook, no whatsapp, etc., através de comentários, imagens, videos, áudios, estudos religiosos, a fim de esclarecer algo que "não nos pertence".

Quando falo sobre "dificuldade para obedecer a Deus e seguir seus caminhos", refiro-me às tendências esporádicas ao pecado que todo cristão sofre: "Todo aquele que é nascido de Deus não se dedica à prática do pecado, porquanto a semente de Deus permanece nele e ele não pode continuar no pecado, pois é nascido de Deus. (1 Jo 3:9). Isto é uma luta diária!

Mas, voltando ao assunto...

Sim, o que está sendo dito neste áudio pode ter acontecido, sim.

Cristãos não consagrados a Deus por confissão pública de fé, ou seja, que não tiveram a oportunidade do batismo de arrependimento e que não reconhecem Deus como seu Único e Suficiente Salvador, dão brecha para que o inimigo atue em suas vidas.

"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado" (Mc 16:16).

Quem não está com Deus, ou seja, quem não entrega sua vida nas mãos poderosas de Deus, quem confia no poder do mundo, no poder do homem, no poder das riquezas, mas não confia no poder de Deus está entregue ao mundo e a todas as suas ofertas mundanas; portanto, sujeito às suas armadilhas satânicas. Os rituais de que andam falando acontecem de fato assim como seus sacrifícios a demônios haja vista existirem de fato religiões que se prestam a esse tipo de culto. Portanto, a morte de uma pessoa com esses traços pode ser encomendada como sacrifício ritualístico. Isso, tristemente, é uma realidade.

"É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro. Não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação" (Sl 118:8; Lc 16:13; Sl 78:22).

De qualquer forma, nada acontece sem a permissão de Deus – “nada” significa "nada", e tudo acontece mediante os seus desígnios – “tudo” significa “tudo”:

"O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele". Então Satanás saiu da presença do Senhor" (Jó 1:12).

Quem tem condições de argumentar contra a justiça e os juízos de Deus já que ele é POSSUIDOR de toda onisciência e onipotência? Quem tem condições para questionar: "Que Deus é esse?". Antes, melhor é ter comunhão com Deus para conhecê-lo em espírito e em verdade, e, aí sim, irá saber Quem de fato Ele é e como age, e poderá afirmar com propriedade:

"Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido" (Jó 42:2), sabendo que até mesmo para Satanás atuar depende da permissão de Deus. E Deus age segundo a sua onisciência, seus atributos inquestionáveis, e sua vontade soberana. Afinal, PARA QUEM ACREDITA, Deus é o dono de todas as coisas e age segundo os seus propósitos. Quem é o Oleiro, Deus ou o homem? "Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel" (Jr 18:6). Como diz a Palavra: "O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela" (1 Sm 2:6).
Portanto, não importa se uma pessoa morreu por sacrifício ritualístico aos demônios ou se não morreu por causa disso. O que importa é que a vontade de Deus é soberana e ele age segundo os seus desígnios, mesmo que alguns não concordem. De qualquer forma, esses alguns podem não ser filhos de Deus, mas nunca deixarão de ser suas criaturas.

É a isto que as pessoas têm de se ater, com isso que devem se preocupar; as demais coisas pertencem a Deus. Estudar estes assuntos, através de diversos meios reais ou virtuais, é algo que devemos fazer para instruir as pessoas a não caírem nas armadilhas mundanas ou satânicas. Isso é missão ordenada por Deus àqueles que ele tem escolhido para fazê-lo; estudos voltados para o aprendizados das coisas concernentes a Deus que nos levem à aprender a lhe obedecer e a permanecer firme no seus santos e vivos caminhos, tendo discernimento espiritual das coisas que Deus oferece e das coisas que o mundo oferece. Quem oferece o melhor para nossas vidas terrenas e nossas almas? Assumindo que Deus é o Sujeito desta resposta, toda criatura pode tornar-se filho de Deus, e assim receber do Senhor a sua salvação. Esta é a nossa missão: Ensinar os caminhos de Deus para que ninguém se desvie deles de modo que ninguém caia em perdição eterna. Deus nos dá a sabedoria para discernirmos corretamente todas as coisas sem ficarmos estupefatos pelos acontecimentos sejam quais forem, e muito menos para ficar fazendo sensacionalismo com as tragédias ou misérias alheias, pois nesta vida ninguém está livre de nada, e, por isso mesmo, dependemos diariamente da misericórdia de Deus: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade" (Lm 3:22,23).
Shalom. Emuná.