Janeiro, o mês dedicado a compras dos materiais escolares. As crianças sempre querem ir junto para ver quais são os itens mais interessantes para elas usarem no colegio, mas os pais tem que ficarem atentos a exageros na hora da compra, além de educar os seus filhos como economizar neste momento.

A parte mais dificultosa é a compra dos livros didáticos e paradidáticos que as instituições exigem e que não podem ser retirados da lista de material escolar, e muitos costumam ser bem caros, o que pesa e muito no bolso dos pais.

Nós temos 5 dicas para você economizar na hora de comprar o que for necessário para seus filhos estudarem sem que você gaste muito com isso:

1. Pergunte aos seus filhos o que sobrou e o que pode ainda ser utilizado do material do ano passado: Com isso você poderá economizar bastante dependendo do que ainda não foi utilizado ou pouco usado, evitando assim gastos com materias extras.

2. Primeiramente faça um pesquisa dos itens com os preços mais elevados: Pesquise nas lojas antes de sair comprando tudo em apenas uma, pois assim voce poderá encontrar outras lojas com os mesmos materiais, só que mais baratos.

3. Compre mais tarde os itens que não são utilizados de imediato: Você acaba economizando nesses materiais por que os preços vão cair após a alta temporada, e você vai com certeza economizar.

4. Não faça financiamento no cartão: Alguns pais simplesmente compram tudo o que está na lista e pagam com o cheque especial ou com o financiamento do cartão. Evite esse tipo de divida para você.

5. Não compre os materiais de infraestrutura do colégio: Você não é obrigado a comprar esses itens (ex.: Papel higiênico, Papel A4, clipes). Fique atento pois muitos colégios colocam esses itens na lista e ainda dizem ser obrigatórios, o que não é verdade.