INTRODUÇÃO

Uma obra civil é caracterizada pela construção, demolição, reforma, ampliação de edificação ou qualquer outra benfeitoria agregada ao solo ou ao subsolo, sob a responsabilidade de um gerente de projeto (Engenheiro Civil), o qual coordena a aplicação de recursos, visando sempre diminuir os custos e prazos da efetivação da obra.

É possível conceituar o Gerenciamento de obras como sendo a integralidade de métodos para atingir determinados objetivos, dentro do custo e prazo pré-estabelecidos, tentando minimizar os recursos a serem utilizados, sejam estes concernentes a tempo, dinheiro, pessoas, materiais, energia e espaço, durante a execução da obra. Para um gerenciamento ser bem executado, é necessário dividir as atividades em equipes, as quais terão responsabilidades específicas, quais sejam: gerente de projetos, equipe de planejamento e equipe de campo. Tais equipes normalmente são lideradas por engenheiros qualificados para cada função e compartilhados entre si, visando priorizar e controlar informações, garantindo e assegurando cada etapa de execução da obra.

A duração de uma obra é o tempo do seu início até sua conclusão, o que pode tomar dias, semanas, meses ou até anos. Assim, gerenciar a obra significa utilizar recursos materiais, financeiros e humanos, empregados de acordo com a finalidade de cada função pré-estabelecida, em um plano que fixa datas, um planejamento que define prioridades e um controle, visando garantir sua qualidade e assegurar o lucro e o prazo de execução estimados para a obra.

É possível caracterizar gerenciamento de projetos como a utilização de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades de um projeto, com o escopo de satisfazer as demandas do contratante e da empresa em um projeto específico. Através da aplicação de técnicas de gerenciamento no planejamento e aquisição dos materiais, é possível atingir um índice de 30% de redução de mão de obra e material.

onstruções. São Paulo: Pini,1988.