Dez anos desde a morte de Sua Majestade o Rei Hassan II. Com ele Marrocos  perdeu um grande chefe de Estado. Visionário, Hassan II era profundamente preocupado com a entrada de Marrocos na modernidade. A abertura sobre outras culturas e em particular o ensino de línguas estrangeiras e da ciência foi uma grande preocupação que ele legou aos seus filhos. Mas ele também estava ciente da importância vital de compromisso com a nossa cultura e os fundamentos islâmicos.

 A visão de Sua Majestade o Rei Mohammed VI decorre claramente do Relatório do cinquentenario que mostra a suficiencia  de uma continuidade na política seguida desde a independência e cujo rei Hassan II foi um dos principais arquitetos. O objetivo é sempre o mesmo: fazer todos os esforços para o desenvolvimento deste país. No entanto, deve ser creditado ao soberano falecido alguns elementos essenciais para a construção de Marrocos moderno.

 Este é, entre outros, o lançamento da construção de instituições democráticas que ele deixou para seu filho e sucessor a tarefa de aprofundar os ganhos e ir mais longe. Em termos econômicos, se  quiser destacar uma de suas grandes obras que foram corajosas e pioneiras, basta destacar a importância estratégica da Grande hidráulica que tem poupou Marrocos de muitos problemas que afligem os nossos vizinhos.

 Dez anos de reinado que significa muitos  projetos abertos e iniciados, bem como os planos para o desenvolvimento de Marrocos país.

Nosso dossiê volta sobre algumas das ações que marcaram esta década.

 Lahcen EL MOUTAQI

Prof