Observando os cursos oferecidos pela rede estadual de ensino SED e o referencial do Estado segue alguns modelos de metodologias que podem ser usadas no planejamento.

Campo: Metodologia.

  • Aula expositiva com retomada de conteúdos considerados pré-requisitos, na sequência será proposta atividades de sondagem para que os estudantes copiem e resolvam no caderno com o auxílio do professor, fazendo as intervenções necessárias, após a resolução, algumas atividades serão corrigidas no caderno e outras na lousa com o acompanhamento dos estudantes.
  • Aula expositiva com exemplos resolvidos e questionamento aos estudantes, utilizando o livro didático.
  • O  professor irá propor atividades diversificadas  sobre os conteúdos já  trabalhados para que os estudantes resolvam com o auxílio do mesmo, na sequência as atividades serão vistadas e corrigidas na lousa com o acompanhamento dos estudantes.
  • Atividades retiradas do livro do aluno para que os estudantes resolvam com auxílio do professor e correção individual com vistos nos cadernos, após a correção  individual será feita na lousa alguns dos exercícios.
  • O professor irá propor atividades de fixação para que os estudantes resolvam com auxílio da mesma e na sequência fará a correção com visto e na lousa.
  • Os estudantes irão realizar trabalho em sala de aula com o acompanhamento do professor.  
  • A professora irá propor atividades de retomada de conteúdos trabalhados no bimestre para sanar as dúvidas dos estudantes. As atividades serão vistadas e corrigidas na lousa.
  • Os estudantes que não atingiu média irão fazer uma avaliação de recuperação de nota. Os demais estudantes irão fazer exercícios de revisão de conteúdos que serão corrigidos na lousa pelo professor na próxima aula.

Para a avaliação:

A avaliação mensal será aplicada no dia 14/08.

A avaliação bimestral será aplicada no dia 14/08.

Campo: Avaliação.

  • Avaliação diagnóstica através de questionamento aos estudantes e identificação das causas de dificuldades específicas na assimilação do conteúdo, observação do desenvolvimento pessoal deles quanto ao conteúdo do currículo que se apresenta maior dificuldade de aprendizado. A avaliação será diagnóstica contínua, formativa e somativa seguindo o PPP da escola.

REFERÊNCIAS

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).

_________. Ação cultural para a liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

_________. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GAIO, R.; CARVALHO, R.B.; SIMÕES, R. Métodos e técnicas de pesquisa: a metodologia em questão. In: GAIO, R. (org.). Metodologia de pesquisa e produção de conhecimento. Petrópolis, Vozes, 2008.

KOLLING, Edgar; NERY, Israel; MOLINA, Mônica Castagda (Orgs). Por uma Educação Básica do Campo. V.1. Brasília, DF. 1999.

Matriz curricular de ensino de Mato Grosso do Sul, 2017.