Capetinga, 05 de novembro de 2020. 

Ao meu querido amigo virtual, Pedro Henrique Oliveira. 

Olá. Como vai? Espero que estejam bem, você e toda a sua família. Eu sou Mark  . Resido na cidade de Capetinga, tenho 17 anos e estou no 3º ano do Ensino Médio Regular Diurno. Estou escrevendo esta carta para você porque o estado onde eu moro, Minas Gerais, irá completar 300 anos de existência no dia dois de dezembro de 2020. Veja só! É uma data muito importante para todos os mineiros. Afinal, não é todo dia que se completam três séculos de história. Não é verdade? Para muitas pessoas, a riqueza de Minas Gerais está no seu subsolo, nas pedras preciosas e no ouro, porém eu acredito que a sua verdadeira riqueza está no povo que aqui vive. Então vou contar um pouco do que tem aqui e tenho certeza que você desejará conhecer nosso estado.

Mineração é um dos nossos pontos fortes. Cidades como Itabira, Mariana, e Sabará são destaques neste setor.

Indígenas? Minas Gerais também tem. Entre os muitos povos indígenas que aqui habitam, podemos citar Maxacalis, Pataxós e Krenaks.  Os Maxacalis podem ser encontrados na cidade de Teófilo Otoni e os Pataxós em Candonga, por exemplo. Já os Krenaks podem ser encontrados na cidade de Resplendor.

Naturalmente, não poderia deixar de citar a cidade de Diamantina, onde nasceu Francisca da Silva de Oliveira, a Chica da Silva, uma escrava que fez parte da elite do século XVIII.  Na cidade de Pompéu, nasceu Anastácia, mulher escravizada a quem são atribuídos supostos milagres e na cidade de Paraopeba, nasceu Clara Nunes, talentosa cantora e também compositora.

A agricultura mineira também é bem diversificada.  A cidade de Uberaba é uma grande produtora de cana-de-açúcar. Já a cidade de Paracatu produz bastante feijão. Enquanto a cidade de Sacramento tem grande produção de batata inglesa.

Santuários podem ser visitados. Entre eles, o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, a Basílica de São Geraldo, em Curvelo e a Igreja São Francisco de Assis, em São João Del-Rei.

Gastronomia mineira... Tão rica... Tão gostosa... Pão de queijo com café quentinho coado em filtro de pano, tutu de feijão, leitão à pururuca, doce de leite, queijo... Em qualquer cidade mineira que você for, vai encontrar essas delícias.

Edifícios como o Edifício Acaiaca, o Edifício Mariana e o Edifício Niemeyer podem ser vistos e admirados na cidade de Belo Horizonte, a capital do nosso estado.

Religiosidade aqui é coisa séria! Temos algumas festas que estão diretamente ligadas à religiosidade. Entre elas estão o Congado, a Folia de Reis e a Festa do Divino. Em Capetinga, por exemplo, essas festas são tradicionais e tem todos os anos. Essa tradição vem passando de geração para geração desde a fundação da cidade em 1910.

A arquitetura mineira é rica e bela. Na cidade de Ouro Preto existem, entre outros monumentos arquitetônicos, a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Igreja Santa Efigênia dos Pretos.

Itajubá é uma cidade mineira que promove um festival chamado FICA (Festival Itajubense de Cultura e Arte) desde 2011. Essa cidade desenvolve festivais e exposições que valorizam a arte e a cultura.

Serras? Aqui tem demais. Entre elas a Serra de São José que contorna a cidade de Tiradentes, mas existem muitas outras.

Minas Gerais é um estado composto por 853 municípios. Então, eu poderia citar 853 motivos pelos quais valeria à pena conhecer esse estado. Mas aí a carta ficaria grande demais! Contudo acredito que somente esses motivos que citei já são suficientes para convencê-lo a vir conhecer Minas Gerais. Se puder e quiser vir, terei um prazer enorme em recebê-lo em minha casa, com café e pão de queijo quentinho.

Espero que tenha gostado do meu convite e que você possa visitar Minas Gerais em breve. 

Um forte abraço. 

Mark.