Iremos apresentar um modelo, onde identificaremos todos os pontos necessário para se iniciar um planejamento de negócio. Para termos uma base melhor para se analisar esse modelo iremos utilizar uma ferramenta de gerenciamento estratégico, onde desenvolveremos um tipo de esboço.

A ferramenta utilizada será o Business Model Canvas ouQuadro de modelo de negócios”, mais conhecido como simplesmente Canvas. O Business Model Canvas foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder, baseado no seu trabalho anterior sobre Business Model Ontology, as descrições formais do negócio se tornam os blocos para construir suas atividades, que conta com nove blocos de atividades para com utilização de post it para colocar todas as ideias no projeto.

Iremos apresentar e descrever mais minunciosamente cada bloco e usaremos essa estratégia para analisar a viabilidade de uma loja de artigos criativos e moda alternativa na cidade de Juazeiro do Norte.

CANVAS

O Canvas segundo o SEBRAE (2017) é uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos. Com isso, poderá ter uma visão ampla do negócio e saber os pontos principais para planejá-lo. Segundo Chiavenato (2012, p. 150), O plano de negócios - business plan – é um documento que abarca um conjunto de dados e informações sobre o futuro empreendimento e define suas principais características e condições para proporcionar uma análise da sua viabilidade e dos seus riscos, bem como para facilitar sua implantação. Os nove blocos do canvas são: Segmento de Clientes; Propostas de Valor; Canais de Distribuição; Relacionamento com o Cliente; Atividades Chaves; Recursos Chaves; Parcerias Chaves; Estrutura de Custo e Fluxos de Receitas. O modelo a seguir se trata de uma loja com o nome de caverna do dragão, é uma empresa de artigos diversos para pessoas que tem um estilo alternativo, que consumam acessórios e roupas voltadas para o estilo Geek, Rocker, Nerds e outros. Segundo Biagio e Batocchio (2012, p.116) ter o publico alvo bem estruturado é de suma importância pois: Uma vez identificado o mercado geral, busca-se a definição do mercado-alvo, e essa definição é um dos principais problemas de todas as empresas. A probabilidade de sucesso de um empreendimento que não tenha um segmento de mercado claramente definido é ínfima. Nenhuma empresa poderá́ atender a todos os tipos de clientes, e quem tentar fazê-lo acabará pôr não atender a nenhum tipo. Abaixo segue o modelo de um Canvas estruturado com todas as informações necessárias para nortear o planejamento do negócio. [...]