Este trabalho apresenta a Tecnologia RRPA ( Ração de Resíduos de Produtos Alimentícios) como alternativa de redução de custo na a terminação de suínos, gerando economia no manejo de animais, implementando o aproveitamento de energia metabolizada (sobras de comida) que são descartadas em aterros, poluindo o meio ambiente e afetando os lençóis freáticos.

1. Introdução

Esta pesquisa utiliza-se de modelos matemáticos para determinar o custo de produção de ração de terminação com base na tecnologia RRPA ( Ração de Resíduos de Produtos Alimentícios). Valendo-se de PO (Pesquisa Operacional) onde temos a medida de eficiência, para solução das propostas.
Assim, a pesquisa operacional é um ramo interdisciplinar da matemática aplicada que faz uso de modelos matemáticos e de algoritmos na ajuda à tomada de decisões. É usada sobretudo para analisar sistemas complexos do mundo real, tipicamente com o objetivo de melhorar ou otimizar a performance.
Este estudo buscou verificar como é feita a gestão dos custos na ração RTS (Ração de Terminação Solida) e na Tecnologia RRPA, sobretudo quais custos são percebidos e como é realizada a medição e ao controle dos custos relacionados às diferentes utilização e emprego da alimentação animal.
Pesquisando a série histórica dos custos de produção do rebanho de suínos no Brasil, em média, a ração nas granjas estabilizadas e de ciclo completo corresponde a 65% do custo. Em épocas de crise na atividade o valor atinge a cifra de 70 a 75%. A conversão alimentar de rebanho para terminação representar 70% dos custos de produção, a equivalência mínima entre preços deverá ser de 4,4 ( o preço do suíno deverá ser no mínimo 4,4 vezes superior ao preço da ração) para que o produtor equilibre os custos de produção com o preço de venda dos animais. Este aspecto implica na possibilidade de auferir lucros com a suinocultura depende fundamentalmente de um adequado planejamento da alimentação dos animais. Isso envolve a disponibilidade de ingredientes em quantidade e qualidade adequada a preços que viabilizem a produção de suínos.