Embora o Brasil seja um dos países onde o culto ao corpo é mais presente, a luta contra os padrões inalcançáveis impostos pela mídia vem se tornando mais e mais forte nas últimas duas décadas. 

Essa pressão estética, vinda da mídia no geral, gera uma sensação de insatisfação pessoal intensa. 

Ainda que as mulheres sofram mais com ela, já que a sociedade tende a objetificar seus corpos, os homens são tão atingidos quanto. 

De acordo com Marcos Aurélio Domingos Magoga, pesquisador, ativista e autor do blog O Grande Close, trata-se de uma opressão estrutural, enraizada na maneira como a sociedade funciona. 

Segundo o escritor, “toda a sociedade é pensada para corpos magros e exclui corpos que fogem ao padrão determinado como médio”. 

De fato, a linha entre a pressão estética e a gordofobia é muito tênue. 

A primeira, se apresenta de maneira por vezes sutil: A maior parte das lojas só chega aos números 46 ou 48 ou,quando vão à números maiores, não oferecem as mesmas peças da moda da estação. 

Já a segunda, vai além: A gordofobia trata o homem grande como doente, preestabelecendo que um corpo saudável é magro. 

Além disso, ela se manifesta na inadequação da sociedade para os corpos ‘diferentes’: as catracas de ônibus são pequenas demais, a oferta de mobiliário é restrita, e por aí vai. 

No entanto, estar acima do peso padronizado, não é empecilho para manter a saúde e muito menos para a elegância! 

Para isso, basta encontrar seu estilo pessoal, contar com algumas dicas universais de estilo e perceber que há muita elegância na moda plus size masculina. 

Moda plus size masculina: Estilo dos grandes homens

Sentir-se bem, bonito e elegante é um processo, que começa no interior, com a aceitação pessoal, e se expande ao exterior, sendo refletida na maneira como você se veste. 

Evidentemente, seu estilo pessoal deve ser respeitado. No entanto, algumas dicas te ajudarão a exteriorizar sua beleza e adotar o estilo adequado à sua personalidade. 

O tamanho certo

Muitos homens de moda plus size tendem a se esconder atrás de roupas tão largas como possível, acreditando que isso os favorece. 

Não é verdade!

O tamanho ideal é aquele que se ajusta a seu corpo com perfeição. Nada de roupas extremamente largas! 

Para isso, é preciso perder o medo da fita métrica e conhecer bem suas medidas, incluindo comprimentos. 

A altura ideal da calça é no umbigo, ou logo abaixo dele. Calças caídas podem ser moda entre os mais jovens, mas nem por isso são elegantes. 

E as camisas e camisetas, não devem ultrapassar demais a altura do cós da calça. Apenas 3 ou 4 dedos abaixo dele é mais que suficiente. 

Se der para usar por dentro da calça sem escapar ao menor movimento, é o tamanho ideal. 

Tecido adequado

O caimento das roupas é ponto fundamental da elegância. Por esse motivo, escolher peças em tecidos de boa qualidade é essencial. 

A dica é evitar tecidos sintéticos, especialmente para camisas e calças. Os tecidos em algodão (em todas suas variantes), costumam ter melhor caimento e manter o conforto.

Assim, escolha peças de malha, brim, e todas as que são de composição 100% algodão. Além dessas, peças confeccionadas em tecidos naturais, como linho e seda, são grandes opções! 

Os tecidos sintéticos não precisam ser excluídos, mas devem ser bem avaliados. O dry fit, por exemplo, é uma ótima opção para camisetas e bermudas para o dia a dia. 

Efeito visual

Fonte: machomoda

Criar um efeito visual é simples: basta apostar em sobreposições! 

Aposte em camisetas básicas acompanhadas de camisas com estampas, um blazer ou colete, por exemplo. 

O segredo é o equilíbrio de cores. Prefira cores sólidas para calças, bermudas e aposte em estampas na parte de cima, em apenas uma das peças. 

As combinações podem ser variadas, de acordo com seu estilo pessoal, estação do ano e até humor. Combine sem medo. 

Dicas de moda para homens elegantes

Não importa seu tamanho: há dicas que são universais e vale a pena seguir!

  • Molde sua silhueta evitando peças que criar volume, como blazers transpassados ou coletes com amarração. Aposte no tradicional! 

  • As listras são estampas consideradas muito elegantes. Embora muita gente diga que as horizontais engordam, tudo é questão de combinar bem e usar peças de tamanho adequado. 

  • Golas altas e estilo padre encurtam o pescoço. Para destacar essa região, aposte em golas V ou canoa. Nada muito profundo, certo? 

Por fim, escolha bem as lojas onde comprar suas roupas. Uma das opções mais interessantes e confiáveis na atualidade é a O plus size.

Nela, você encontrará peças clássicas e modernas, versáteis, do seu tamanho e de excelente qualidade!