Buscando mostrar outro olhar sobre o Teatro Odylo Costa Filho e mostrar outra verdade além da que é dita por muitos de que o teatro é somente um local para sediar as formaturas, o grupo decidiu apresentar o teatro a partir do ponto de vista da própria equipe administradora. Através de uma pesquisa de campo participativa procuramos obter e demonstrar ao público interno da universidade como também as pessoas fora da comunidade acadêmica o que um teatro dentro de uma universidade pode oferecer.

Quando começamos a pensar sobre o tema da nossa pesquisa primeiramente cogitamos a Galeria Candido Portinari, porém seria um tema inviável, pois estava em montagem para a próxima exposição; não teríamos como fotografar, olhar, conversar com a equipe administrativa. Então decidimos pelo Teatro Odylo Costa Filho, pois queríamos mostrar um espaço físico da UERJ, nos sentíamos, mas a vontade e seguras assim e o teatro parecia um local interessante. Um local cultural, acadêmico e muitas das vezes desconhecido por muitas pessoas tanto pertencentes ou não da comunidade acadêmica.   Após algumas conversas em grupo a pergunta base do trabalho surgiu: O que um teatro dentro de uma universidade pode oferecer?  Isto posto começamos a trabalhar.

Procuramos a equipe administradora e agendamos uma entrevista com a Professora Maria Lucia Galvão – diretora da coordenação do teatro- de uma forma surpreendente e muito satisfatória no dia tivemos algumas explicações através de Ricardo Galhard - funcionário do teatro na equipe de coordenação. Elaboramos um roteiro de entrevista conforme  está posto no diário de campo  que se encontra a seguir e no dia  combinado fomos conhecer o teatro.

Como já dito queríamos mostrar o teatro de uma forma que proporcionasse um “querer conhecer”, assim sendo procuramos abordar os projetos, a história, o envolvimento do teatro com a comunidade acadêmica e não acadêmica, como também a própria opinião  da equipe organizadora do teatro. De uma forma bem descontraída como em uma conversa entre amigos a Professora Maria Lucia Galvão e Ricardo Galhard nos propiciou tais respostas.

Após a entrevista, que se encontra em seu total no cd da apresentação, a Professora Maria Lucia Galvão pediu para que Ricardo Galhard nos guiasse em um passeio explicativo pelo teatro. Foi uma imensa felicidade e me arrisco dizer que uma das partes mais prazerosas do trabalho, no momento em que conhecíamos o teatro até as suas partes mais escondidas ao público foi como voltar à infância e finalmente realizar o desejo de saber o que “se esconde por trás das cortinas”. Foi um sentimento coletivo entre o grupo, era como se todos dissessem: Não podíamos ter escolhido um tema de pesquisa melhor!

Em relação a nossa pergunta base: O que um teatro dentro de uma universidade pode oferecer?  A professora Maria Lucia Galvão nos fez pensar na importância de se ter ações acadêmicas culturais artísticas dentro de uma universidade, a importância destas ações para a formação dos alunos e que o teatro é uma dessas ações assim como as galerias. Sem mesmo por intenção acabamos por conhecer sobre a nossa primeira sugestão de estudo, A galeria Candido Portinari.

Em relação à função do teatro descobrimos que ele é utilizado não somente para apresentações culturais, mas também para sediar congresso, seminários, e formaturas. Contudo apesar de tais eventos fazerem parte da pauta de trabalho do teatro muitos projetos e apresentações são desenvolvidos, sem perderem seu glamour.  O projeto palco das escolas é um exemplo de um belo trabalho desenvolvido pelo teatro no qual são feitas apresentações culturais para crianças de escolas. Outro projeto interessante é UERJ sem muros, neste todos fora da comunidade acadêmica são convidados a conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Depois de ótimas explicações durante a entrevista, fomos com Ricardo Galhard conhecer o teatro. Ricardo Galhard nos mostrou um café que existe dentro do próprio teatro, à sala de áudio e iluminação, o “levantar das cortinas” e mos proporcionou a subir no palco e termos nosso momento de artista. Desvendamos alguns mistérios no palco que favorecem as apresentações, até mesmo subimos e fizemos o caminho que os ajudantes de palco fazem para movimentar as cortinas. Fomos aos camarins e conhecemos também onde os artistas ficam antes das apresentações como também as coxias. Podemos perceber na prática as explicações relatadas anteriormente pela professora Maria Lucia Galvão.

Depois de todos os acontecimentos que foram relatados acima e voltando a pergunta que nos moveu ao tema de pesquisa: O que um teatro dentro de uma universidade pode oferecer?   Percebemos que a resposta ia muito além do que uma frase cheia de vírgulas. Um teatro pode oferecer a universidade, sobretudo ações culturais, mas essas ações projetam e causam outras manifestações. Gera uma formação mais sólida aos alunos ensinando os terem um olhar diferente ao outro. Proporciona oportunidades de integração a comunidade externa.  Favorece aos docentes participações em projetos e ações. Além disto, gera uma enorme gratificação a todos  que participam  das atividades  promovidas pelo teatro.

Percebemos com esse trabalho que uma pesquisa de campo além de oferecer relatos e documentação favorece uma enorme satisfaço aos pesquisadores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diário da Pesquisa realizada no Teatro Odylo Costa Filho – Rua São Francisco Xavier 524, Campus da UERJ - Maracanã.

 

  • 14/01/2013 – Segunda – Feira (11h00min) (Agendamento da Entrevista com a coordenadora geral do Teatro – Professora: Maria Lúcia).
  • 16/01/2013 – Quarta – Feira (Reunião do Grupo para elaboração de perguntas para a entrevista).

 

  • Roteiro definido da entrevista:

1. Começar a entrevista perguntando a professora sobre sua função no teatro, como: há quanto tempo ela está trabalhando ali, se ela gosta do que faz, se há muito trabalho, e pedir para que ela fale um pouco sobre sua formação.Enfim sobre a sua rotina.

2. História do Teatro Odylo Costa Filho (Quando foi construído, estruturas de: som, camarins, capacidade de lugares, curiosidades(como o porquê do nome) e etc.).

3. Qual objetivo de se ter um teatro em uma universidade?

 

4. Quantas apresentações por mês são feitas em média no teatro?

 

5.  Quais foram às apresentações teatrais, eventos, shows e exposições em geral que mais tiveram destaque durante esses anos do teatro?

6. O teatro recebe algum recurso ou financiamento especial da Universidade ou do governo?

7. Como é feita a sua manutenção?

8. Há projetos que são desenvolvidos com outras pessoas, fora da comunidade acadêmica?

 

9. Como você avaliaria, durante os anos de sua gestão, a correspondência da comunidade acadêmica e de outras pessoas em relação ao teatro e/ou aos projetos desenvolvidos pelo teatro?

  • 17/01/2013 – Quinta – Feira (14h00min) (Gravação da entrevista com a Professora: Maria Lúcia).
  • A entrevista começou um pouco atrasada devido, a uma reunião que a professora estava participando. Começamos a gravação às 14h: 35min foram respondidas todas as questões propostas no roteiro com um vastos detalhes de informações.
  • Após a entrevista às 15h: 30min fizemos um tour pelo teatro e registramos imagens de toda a estrutura.
  • Entrevista 1:

Entrevistada: Professora Maria Lucia Galvão – diretora da coordenação do teatro.

Entrevistado: Ricardo Galhard - funcionário do teatro na equipe de coordenação.

  • Observações:
  • Entrevista gravada e filmada com condição prévia e agendamento
  • Perguntas elaboradas pelo grupo: Aline Machado, Gabriella Mendes, Joseane Cristina, Rafaela e Daniele Nascimento.
  • A entrevista foi feita pela aluna Rafaela. Filmada pela aluna Gabriella Mendes. Assistida pelas alunas: Aline Machado, Daniele Nascimento e Elisa.
  • Antes do dia da entrevista realizou-se uma conversa informal por telefone com a professora para lhe apresentar o trabalho que iria ser  desenvolvido.
  • Antes da entrevista  houve uma conversa informal e descontraída com a professora Maria Lucia  a respeito do que se pretendia   com o trabalho, sua forma de apresentação e elaboração, a importância da sua participação através da entrevista que seria concedida, apresentação das perguntas e do grupo, etc.
  • Objetivo da entrevista: Conhecer através dos relatos dos entrevistados sobre o teatro, (eventos, formação, curiosidade, história, etc.), como  o teatro atua na vida acadêmica, como os entrevistados  se sentem em relação a sua atuação no teatro etc.
  • Entrevista 2:
  • Dados: por volta das 15h: 05 min.
  • Objetivo: Conhecer o “ teatrão”  em todas as suas particularidades.
  • Observações:
  • A segunda entrevista foi uma forma de passeio explicativo pelo “teatrão”  com o Ricardo Galhard.
  • Ricardo nos levou a todos os lugares do “teatrão’ inclusive a sala onde se coordena a iluminação e o som, como também os camarins. Ricardo  nos mostrou até mesmo como se faz para o “levantar das cortinas” acontecer.
  • Foi uma forma de conhecer o teatro muito gratificante. Todas nós ficamos muito felizes.
  • Toda a explicação de Ricardo foi gravada através do gravador de voz, para a utilização nas explicações no Slide.
  • Dia  18/02/2013 às 12h00min entramos em contato novamente com a Coordenação do Teatro, para saber de uma possível agenda de atividades. Não conseguimos a programação, pois o funcionamento do Teatro para o público só a partir da 2° semana de Março. Até o fechamento deste trabalho não obtivemos nenhum calendário com as mesmas.

 

  • Dia 04/03/2013  última reunião do Grupo antes da entrega do trabalho, para divisão das explicações no dia da apresentação do trabalho.