Filho de Francisco Irineu dos Santos e Adalgisa Umbelina de Almeida Santos, ambos professores primários. Milton Almeida dos Santos, nasceu em Brotas de Macaúbas (Chapada Diamantina) no interior da Bahia em 3 de maio de 1926.
Milton Santos - como é conhecido no meio acadêmico, passou por dificuldades quando criança e adolescente, mas sempre foi um predestinado a brilhar, quando jovem sempre se destacou nos estudos e participou de movimentos estudantis e políticos.
Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, formou-se, mas sua paixão era a Geografia, logo prestou concurso público para professor secundário de Ilhéus onde começou sua majestosa carreira na educação e na ciência geográfica.
Não demorou, Milton Santos começou a ministrar aulas no terceiro grau, começando pela Universidade Católica de Salvador e em seguida na Universidade Federal da Bahia.
O gênio Milton Santos, graduou-se em Direito pela UFBA (1948), fez doutorado em Geografia Humana pela Universite de Strasbourg I, U.STRASBOURG I, França (1958), e obteve o seu título de Livre-docente pela Universidade Federal da Bahia (1961) com um trabalho intitulado: Os estudos regionais e o futuro da geografia.
O poliglota Milton Santos tinha conhecimentos profundos da língua inglesa, francesa, espanhola e italiana. Isso certamente lhe favoreceu ministrar aulas em diversas universidades do mundo como: a Stanford University, SU, Estados Unidos; Columbia University, CUNYC, Estados Unidos; University of Dar es Salaam, U. DAR ES SALAAM, Tanzânia; Universidad Del Zulia, UNZ, Venezuela; Universidade Central de Venezuela, UNIV.C.DEVENEZUE, Venezuela; University of Toronto, U.T., Canadá; Universidad Nacional de Ingenieria de Lima, UNIL, Peru; Massachusetts Institute of Technology, M.I.T., Estados Unidos; University of Cambridge, CAMBRIDGE, Inglaterra; Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne), U.P. IV, França; Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle), U.P. III, França; Universite de Bordeaux I, U. BORDEAUX I, França; Université de Toulouse, UNIV. TOULOUSE, França. No Brasil, foi professor ainda da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade de Campinas e da Universidade de São Paulo.
O mais notável geógrafo do século XX, recebeu diversos títulos de doutor Honoris Causa: Universidade de Barcelona, Universidade Complutense de Madrid, Universidade de Toulouse, Universidade de Buenos Aires, e de diversas outras universidades no Brasil e no mundo. Também recebeu diversos prêmios como: Medalha do Mérito da Universidade de Havana (1994), Prêmio Internacional de Geografia Vautrin Lud (1994), O Brasileiro do Século (Laureado na categoria Educação, Ciência e Tecnologia - 1999), Ordem Nacional do Mérito Científico; Comendador, Governo Brasileiro (1995), dentre outras inúmeras honrarias.
O cientista Milton Santos, publicou mais de 240 artigos científicos completos e em diversos idiomas e revistas internacionais. Publicou mais de 50 capítulos de livros, mais de 45 artigos em jornais e revistas, mais de 30 trabalhos completos em anais de congressos, apresentou mais de 150 trabalhos científicos, dentre uma infinidade de outros trabalhos produzidos.
O autor Milton Santos, publicou mais de 40 livros em diversos idiomas, entre os temas de maior interesse estão a problemática da urbanização no mundo periférico e a teoria e a metodologia geográficas. Entre os seus principais livros estão, Por uma geografia nova, Economia espacial: críticas e alternativas, Pobreza urbana, Pensando o espaço do homem, Ensaios sobre a urbanização latino-americana, O trabalho do geógrafo no terceiro mundo, Manual de geografia urbana, Metamorfoses do espaço habitado, O novo mapa do mundo: fim de século e globalização, O novo mapa do mundo: natureza e sociedade de hoje ? uma leitura geográfica, O novo mapa do mundo: globalização e espaço latino-americano, Território: globalização e fragmentação, A urbanização brasileira, Por uma economia política da cidade, Técnica, espaço, tempo (globalização e meio técnico-científico-informacional), Natureza do espaço: técnica e tempo ? razão e emoção, dentre muitos outros.
Infelizmente esse humanista genial nos deixou, mais certamente cumpriu sua missão no planeta. Segundo Maria Auxiliadora da Silva, do Instituto de Geociências da UFBA: "Em 24 de junho de 2001 a saudade toma o lugar de sua presença generosa, do seu sorriso aberto, de sua fala firme e suave, ficando a certeza de termos convivido com quem soube, mais do que ninguém, defender a construção de um mundo mais humano."
Esse talentoso homem, sábio pesquisador e adorável professor, foi o maior cientista da área de humanas do século XX, o homem que revolucionou a geografia e que mudou a cara das ciências humanas no mundo. Milton Santos foi, e suas obras dizem que ele continua a ser o tipo de professor que se precisa na universidade de hoje, intelectual, produtivo, trabalhador, incentivador e solidário na disseminação do conhecimento. O que seria da geografia e das ciências humanas e sociais se ele tivesse guardado o conhecimento pra si? Certamente sofreriam de algumas anomalias por não terem debatido suas idéias e pensamentos.
Por ultimo, O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei nº 10.894, de 14 de julho de 2004, que traz no artigo 1º o seguinte: "Fica declarado Patrono da Geografia Nacional o geógrafo brasileiro Milton Santos", e a Lei nº 11.159, de 2 de agosto de 2005 que diz no artigo 1º: O Atlas Nacional do Brasil, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, passa a se chamar "Atlas Nacional do Brasil Milton Santos".

**********************************************************************************

Uma singela homenagem a uma das mentes mais brilhantes que o mundo das ciências humana já viu. Publicado no Jornal O imparcial. Página 4, Caderno de Opinião, com o título: Milton Santos: um notável mestre, um verdadeiro doutor. São Luís, MA, 14 de setembro de 2008.

************************************************************************************


ישו, המאסטר של המאסטרים.