MILÉSIMA EDIÇÃO DO JORNAL A SEMANA!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Quatorze de julho, dia de festa e comemoração, nosso Jornal A Semana, circula com a sua milésima edição, em seus vinte anos de história junto aos municípios do Vale do Rio do Peixe.

Como colunista, desde a primeira edição, pelo convite do Frei Luizinho, rememoro essa trajetória de sucesso e satisfação em fazer parte de um ‘time’ de vencedores.

Em cada semana, escrevo meus artigos sabendo que estou em sintonia com a minha Terra Natal, e mesmo de longe, sinto a energia positiva vinda deste povo maravilhoso!

Orgulha-me ter uma leitora especial, assinante deste Jornal há tempo; ela lê minuciosamente todo o conteúdo do semanário, trata-se de minha mãe Romilda, com seus oitenta anos, e ela inspira-me a continuar escrevendo.

São mil artigos escritos, aonde procurei ser fiel em expressar minha opinião. Os temas são variados, desde ‘política’, uma paixão respaldada na história da família em Capinzal (SC), pois meu pai Brenno (in memoria) foi vereador por várias legislaturas e Presidente da Câmara de Vereadores, bem como meu tio Rogério (in memoria).

Na busca da diversificação dos artigos, mediante a formação seminarística capuchinha recebida, aprendi a enaltecer a religião, os bons costumes, a vida familiar e o dom maior recebido de Deus: a vida. Essa tônica tornou-se essencial em cada artigo. Não por vaidade, foram várias menções recebidas de professores que fazem uso de meus artigos em suas salas de aulas. Certa vez, meu amigo Geraldo Susin, relatou-me que a Pastoral Familiar Católica, fazia uso de meus artigos em seus encontros. Quando vou à Capinzal, encontro pessoas nas ruas, afirmando gostar daquilo que escrevo. Estes relatos me impulsionam a escrever com mais vontade!

Nesta trajetória, após três anos escrevendo, em 2004, o Ademir Bellotto (in memória), também fundador deste Jornal, fez a inscrição de um dos meus artigos para concorrer ao Prêmio ADJORI de Jornalismo – da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina, na categoria ‘Matéria Opinativa’. E, para satisfação deste Jornal, fomos vencedores. No site desta Associação, encontra-se o destaque desta premiação.  Este troféu está na redação do Jornal. Lembro das visitas feitas ao Bellotto (in memoria), e sua emoção ao comentar essa conquista, afinal o Jornal estava engatinhando.  

O Jornal A Semana faz parte de minha vida. Em 2002, quando nasceu minha filha caçula, Ana Claudia, escrevi sobre a emoção do nascimento de um filho. Nestas mil edições, também descrevi, com tristeza, o sofrimento de meu pai Brenno, falecido em 2011 e seu sofrimento na UTI do Hospital Universitário de Joaçaba (SC).

Enfim, 20 anos de trabalho, culminando com essa milésima edição. É uma história de vida que será transformada em livro, pois são horas de dedicação, empenho e leituras para satisfazer o povo de minha Terra Natal.

Que Deus permita termos saúde e coragem para continuar este trabalho. Não faltam ideias e planos para escrever várias temáticas, sobretudo às ligadas com as histórias da Terra de minha gente.

Gratidão eterna ao Frei Luizinho e Ademir Bellotto (in memória), pois, lembraram do amigo, mesmo estando em Naviraí (MS), deram-me oportunidade para registrar, semanalmente, minhas opiniões. Nesta milésima edição fica os parabéns aos senhores Luiz Pedro Scarton e Sérgio Luiz Scarton, diretores do Jornal, com empenho mantêm este importante empreendimento. Ao Douglas Varela, diagramador, meu reconhecimento pela dedicação, pois semanalmente, por meio do WhatsApp ou e-mail, envio os meus artigos.

É maravilhosa essa história, desde sua fundação, tendo a ligação deste Jornal com outro importante meio de comunicação, a Rádio Capinzal. Logo haverá monografias, dissertações e teses acadêmicas sobre essa rica ligação, entre dois meios comunicativos que levam a informação autentica às comunidades do Vale do Rio do Peixe!   

Vida longa ao Jornal A Semana|!