Um dos maiores poetas da língua portuguesa é conhecido como Miguel Torga, pseudônimo de Adolfo Correa da Rocha.

Escreve poesias que ultrapassam, a meu ver, a poesia em si. São poesias líricas, fortes, objetivas, que são demonstrações do valor intrínseco do mistér do poeta: não só 'cantar', mas, e principalmente, exortar seus semelhantes a viver com toda a intensidade, o milagre que é a vida.

O poder da palavra, a força que pode ela infundir na alma que procura seus caminhos.

As trevas que podem tornar-se luz vivificante que a todos os caminhos alumia. Para ele, Torga, a poesia não é, pois, apenas uma declaração pessoal de sentimentos (o que, por si só pode ser profundamente belo)... A poesia de Torga, transmite-nos muito mais: a chamada ao Ser, para que exerça fundamental e conscientemente todas as suas reais potencialidades.

 

Escreve Torga :


"Canta, poeta, canta!
Violenta o silêncio conformado.
Cega com outra luz a luz do dia.
Desassossega o mundo sossegado.
Ensina a cada alma a sua rebeldia."

 

Ou seja:

 

O poeta canta (o poeta é poesia...); o poeta violenta o silêncio, pois é por natureza, um ser  inconformado;o poeta cega com outra luz' (as palavras, os versos claros...) a luz do dia; o poeta desassossega o mundo'sossegado'( o mundo que com a realidade se conforma ,podendo, inclusive estar alienado; o poeta ensina à cada alma a sua rebeldia (mostra as possibilidades/probabilidades latentes em cada alma, para que lute, no sentido de alcançar o que almeja, o que necessita fundamentalmente para realizar-se como criatura)


O "cantar" de Miguel Torga, é o cantar mesmo das almas desassossegadas, 'presas', tolhidas, mas que ainda sonham em encontrar as forças todas necessárias dentro de si para enfim, libertarem-se dos grilhões aos quais sentem-se presas.

A liberdade da alma por ele cantada não é utópica, mas sonho  mesmo de  liberdade que poderá transformar-se em palpitante realidade.

 

Amigos , cantemos todos e unamos nossas almas para que possamos vir a ser os construtores de um mundo melhor !



NOTA: Inspirada em Torga,  não só escrevi  "Meus Cantares", como o "Despertar do Ser", inscritas em "Talentos", mas não classificadas.

 

Os leitores poderão captar a vigorosa mensagem que envio para todos quantos  as lerem e tiverem sensibilidade para absorver, em suas almas, tão fortes e incentivadoras mensagens.            

 

Graças   rendo  a  Deus e a Miguel Torga!

Mirna Cavalcanti de Albuquerque