Resumo

O presente trabalho nos traz uma reflexão sobre os movimentos migratórios populacionais do campo para a cidade aliado ao factor pobreza rural e o desenvolvimento urbano. Reflectir sobre a pobreza nos remete a olhar para um todo e buscar soluções de aplicação local em benefício e alívio da pobreza da população rural. A falta de condições básicas como baixo nível financeiro, o baixo nível de escolaridade de entre outros, constituem factores contribuem movimentos migratórios internos temporais da população em idade activa do Ile para varias cidades capitais moçambicanas ou distritos próximos com melhores condições que do seu local de origem. Como resultado destes deslocamentos verifica-se a redução da taxa da população masculina em detrimento da feminina. As mulheres passam a exercer o papel de chefes de família e a se responsabilizar pela porção familiar do espaço agrícola. A força produtiva no distrito se torna escassa e a produção e produtividade comprometidas tendendo a produção em pequena escala para o consumo familiar. O fomento da industrialização rural é de princípio uma solução viável para a redução dos deslocamentos massivos para as cidades capitais. O incremento de actividades industriais de processamento de frutas, cereais e outros recursos disponíveis em abundância para posterior comercialização seria benéfico para um processo de urbanização do rural e melhoria da vida a nível social, económico, educacional, do saneamento do meio, da saúde e de todas as áreas fundamentais, aliviando a pobreza local e estabelecendo o equilíbrio entre o rural e o urbano.

PALAVRAS-CHAVE: migração; pobreza; desenvolvimento; rural; urbano

Introdução

Moçambique é um país em desenvolvimento e maior parte da população reside ainda no meio rural. Em tempos remotos, estudos sociais e económicos buscavam as causas e consequências do crescimento populacional, enquanto actualmente soluções para crescentes problemas resultantes desse crescimento vertiginoso aliado ao factor pobreza.

O meio rural, actual centro das atenções do governo, tem sido uma grande aposta para o desenvolvimento do país pela predominância do fenómeno em causa, apesar de reunir um potencial produtivo baseado em recursos naturais e energéticos.

Quanto maior o tamanho e densidade da população, suas necessidades se tornam ilimitadas e os recursos naturais são cada vez mais limitados. Esta situação tem remetido grande parte da população rural, principalmente a camada jovem do sexo masculino a migrar para as cidades em busca de condições melhores para a sua sustentabilidade.

Há por parte da camada rural uma necessidade de obter um nível de vida aprazível, saudável e próspera, remetendo a ocorrência de grandes movimentos migratórios da população para o urbano e vice-versa.

Nesta reflexão pretende-se analisar as consequências da migração campo cidade sobre o meio rural concretamente do distrito do Ile na província da Zambézia numa vertente comparativa das consequências do fenómeno social no local de saída e no local de chegada. Faz-se menção dos aspectos físicos e geográficos da área de estudo e sua relação com os aspectos sociais e económicos dos locais de saída e de chegada.