Mídia e "desinformação"

Por Ana Luiza Silva Mendonça | 20/08/2015 | Política

            A mídia é o principal veículo de difusão de ideias no mundo. Surgiu para noticiar a população sobre as novidades e notícias que ocorriam na época. Seja pela internet, televisão, jornais e revistas, ela exerce muita influencia diante da população. Sendo assim tão influente, é correto pensar que a mídia manipula a sociedade para suprir seus próprios interesses.

            São vários os exemplos de manipulação da mídia. A Ditadura Militar que ocorreu no Brasil é um deles. Os militares usaram as redes televisivas como forma de tentar incutir na população a ideia de que um regime ditatorial seria a melhor solução para o país. Diante disso, a maior parte da população apoiou esse movimento que matou e torturou muitas pessoas. Sendo favorável ao regime militar, a mídia, naquela época, fez uma campanha de ódio contra os partidos de esquerda que lutavam contra a ditadura, levando o ódio contra essas pessoas à sociedade.

            Ainda hoje a situação continua a mesma. As grandes redes midiáticas apoiam e dão suporte a boicotes do governo, fazendo uma campanha extrema contra nossa atual governante. É sabido da corrupção que ocorre neste país hoje e ninguém tenta negar isso, porém, o contraditório da mídia atualmente é desacreditar um único partido e exaltar o outro, sendo que praticamente todos são corrompidos.

            Com a inclusão digital, o acesso à internet tornou-se cada vez mais fácil, trazendo ao mundo eletrônico ideias e pensamentos cada vez mais conservadores, que acabam por fazer uma campanha de ódio contra quem não pensa da mesma maneira. É muito comum ver páginas e sites contra os homossexuais, contra os ateus, até mesmo contra os direitos humanos e contra mulheres.

            Apesar de muitos anos de evolução, a sociedade ainda se mostra retrógrada em certos assuntos e a mídia tem uma grande parcela de culpa, pois aliena e deturpa informações, manipulando uma grande parte da população para seu próprio benefício. O desconcertante da situação é ter o conhecimento tão perto de si, pela internet, livros e outros veículos de informação, e deixar-se ser manipulado tão facilmente por empresas de grande poder.