Meu Velório

Assim eu imagino o meu velório: que seja um evento cultural, filosófico, artístico, político, social, bem próximo de um sarau. Minha despedida deve ser leve, sem grandes tristezas, elegante, com música, de preferência violino e/ou saxofone, e os músicos devem estar vestidos de preto. Não podem faltar, com boa interpretação, minhas músicas prediletas: Eu sei que vou te mar (Vinícius de Moraes); Tocando em frente (Almir Satler); A paz (Gilberto Gil); Alegria, Alegria (Caetano Veloso); Imagine (John Lennon); Amanhã (Chico Buarque); Maria, Maria (Milton nascimento); Senhorita (Zé Geraldo); Pra não dizer que não falei das flores (Geraldo Vandré); Vida de gado (Zé Ramalho).
A decoração também vai requerer arte, para criar um ambiente de espiritualidade, mas sem "religiosismos", apenas com a ideia energizadora do encontro e da partida, com réquiens reflexivos, filosóficos, otimistas. Para tanto, o lugar em que eu for velado, a sala, o salão, a garagem, o galpão, a quadra, a igreja, a biblioteca, a escola, esta última com minha preferência, para imitar meu amigo Jailson, que foi velado na quadra do colégio em que lecionava, precisa estar rodeado de frases provocativas, com pensamentos sobre a vida, o viver: "É sempre bom lembrar / Que um copo de vazio / Está cheio de ar" (Gilberto Gil); "As raízes da educação são amargas, mas seus frutos são doces" (Aristóteles); "só sei que nada sei" (Sócrates); "Penso, logo existo" (Descartes); "A arte é uma mentira inventada para dizer a verdade" (Pablo Picasso); "De que se queixa o homem? De seus próprios pecados" (Bíblia Sagrada); "De que adianta saber o fim da estrada / Quando se parte rumo ao nada?" (Paulinho Moska); "De repente as coisas mudam de lugar / E quem perdeu pode ganhar" (Paulo Ricardo); "Ser ou não ser, eis a questão" (Shakespeare); "Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode explicar a vã filosofia" (Shakespeare); "A verdade embriaga mais que o vinho" (Machado de Assis); "Foi poeta, amou e sonhou na vida" (Álvares de Azevedo); "Pecamos não só pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer" (Bíblia Sagrada).
Todas as frases e músicas que indico gostaria de "ver" analisadas, comentadas, uma a uma, ainda que de forma resumida, por alguém, nem que seja pessoa contratada para isso, o que deve ser valorizado, para que seja límpido o meu partir, sem choro ou mágoa.
Também desejo que o lanche tenha qualidade, com salgadinhos, biscoitos, pães, água, café, suco e refrigerante, isso para receber bem aqueles que forem se despedir de mim.
Por último, cada pessoa presente deverá ganhar uma cópia deste texto, como forma de despedida e de agradecimento por tudo que representou para mim.
Adeus! A Deus!

Jean Carlos Neris de Paula